14 Dezembro 2018 - 10:29

Concurso de redação do Samu nas Escolas reúne mais de 600 produções

Olival Santos
Projeto levou informações sobre o Samu para 2.660 alunos

Mais um ano do Samu nas Escolas se encerra e, para finalizar as atividades do projeto em 2018, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas reuniu 21 alunos para a premiação do seu III Concurso de Redação. Cada aluno recebeu uma medalha, um certificado e as duas melhores produções ganharam um tablet. O evento aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório do Samu Maceió, no bairro Farol.

Durante o ano de 2018, trinta e quatro instituições de ensino da rede pública e privada receberam as ações do Samu nas Escolas. O resultado das atividades foi a produção de 664 redações que abordaram a importância do órgão e o prejuízo dos trotes.

Após cada uma das 21 crianças lerem suas redações, uma comissão avaliou o conteúdo dos textos e a desenvoltura na leitura. Emily de Lima e Melrick Ribeiro foram os vencedores do concurso deste ano e cada um levou para casa um tablet.

Na redação de Emily, a estudante do 8º ano relatou já ter passado trotes algumas vezes para o número do Samu. Somente quando a equipe do projeto foi até a Escola João Paulo II, a estudante teve consciência de que o trote não é brincadeira. “Quando o Samu foi à minha escola, eu já tinha parado de passar trote, mas vi o que eu poderia ter causado, deixando pessoas sem o atendimento de urgência, porque naquele momento a linha estava ocupada comigo passando trote”, confessou a garota de 14 anos.

Melrick Ribeiro, 12 anos, da Escola Estadual Rotary, ganhou a premiação com a redação “A importância do Samu nas Escolas”. “No meu texto, falei um pouco sobre o que eu aprendi no dia da ação, ressaltando que o trote não tem graça, mas tem consequência, além de enfatizar os primeiros socorros. E relatei que o melhor de tudo foi aprender de maneira divertida sobre o Samu e poder passar essas informações para outras pessoas, como meus colegas, familiares e vizinhos”, disse o estudante do 6º ano.

Durante as ações, as crianças são instruídas pelos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social sobre noções de primeiros socorros para situações de engasgos, choque elétrico, queimaduras, fraturas, desmaios e quedas.

Sobre o que os dois vão fazer com o novo aparelho eletrônico que ganharam, ambos foram enfáticos em dizer que irão utilizar para estudar. “Eu quero aprender mais sobre redações, porque gosto muito de escrever. E da mesma foram que ganhei hoje, quero melhorar a escrita para participar de outros concursos”, disse Emily.

Já Melrick estava precisando do tablet para poder se comunicar com os colegas da escola por meio de mensagem, além de utilizá-lo para fazer os trabalhos do colégio: “Temos um grupo de troca de mensagens na minha sala para quando precisamos tirar dúvidas com os professores ou fazer algum trabalho, então esse tablet vai ajudar muito nos meus estudos”.

De acordo com Goretti Bastos, assistente social do Samu nas Escolas, 2.660 crianças participaram em 2018 do projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Este ano conseguimos atingir um número muito grande de alunos, graças aos 66 acadêmicos que fazem parte do projeto que, além de trazer benefícios diretos para o Samu nos casos dos trotes, e isso também traz um reflexo positivo para a sociedade, nos mostra que devemos nos preocupar com o próximo, que nossas atitudes têm reflexos no colega ao lado”, destacou a assistente social.

Para o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Alagoas, o Samu nas Escolas é o melhor projeto da instituição. “Os resultados alcançados são muitos bons. Quando analisamos os dados sobre os trotes vemos a redução. Esse tipo de ligação já alcançou mais de 70% das nossas ligações, e até o mês de novembro esse número caiu para 56%. Ainda é um percentual alto, mas aos poucos vamos conseguindo, por meio desse projeto, fazer um Samu melhor”, afirmou o supervisor.


As ações do projeto acontecem todas as sextas-feiras no período da manhã ou da tarde. A instituição que quiser agendar uma visita da equipe do Samu nas Escolas em 2019 deve entrar em contato com o setor de serviço social do Samu Maceió pelo número (82) 3315-1165.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯