14 Novembro 2018 - 09:15

Após superar metas do MEC, Educação consolida avanços no ensino da capital e interior

Valdir Rocha
Escola Pedro Teixeira é um dos destaques da rede estadual nos Anos Finais do Fundamental

Alagoas superou todas as expectativas e mostrou ao país que está trabalhando sério por uma educação pública de qualidade. Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017 já refletem as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, com evolução em todos os níveis avaliados, deixando para trás as últimas posições do ranking nacional. Apoiados pelo Estado, municípios do interior têm focado em manter as estratégias para continuar avançando nos indicadores da Educação.

Resultante da união de forças entre Estado e municípios, o Programa Escola 10 é o grande responsável pela melhoria no Ideb. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o programa dá acompanhamento pedagógico a todas as escolas públicas municipais e estaduais e implantou ações como a realização de duas avaliações – a Prova Alagoas, fornecimento de material didático complementar e a designação de 3 mil articuladores de ensino para atuar em todas as escolas.

No interior e na capital, as ações não param. Em Belém, profissionais passaram, esta semana, por formação para correção de fluxo promovida pela 3ª Gerência Regional de Educação (Gere), por meio do Regime de Colaboração com o Estado. Na avaliação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Ideb, o município subiu de 54º para 8º lugar no estado e 1º lugar na região, saindo de 4.2 para 5.8. Nos Anos Finais, saltou de 2.4 para 4.4.

O secretário municipal da Educação de Belém, Marcos Antônio Ferreira de Lima, destaca a importância da parceria com o Estado. “Esta parceria nos deu ânimo e norte. Com a mobilização que começou no Programa Escola 10, contamos com estrutura para trabalhar o ano de 2018 e também o próximo ano, com todo o suporte para avançar no próximo Ideb. Isso é algo que eu nunca tinha visto como professor da rede”, declarou. “Estamos muito agradecidos ao Governo de Alagoas por tudo que vem sendo feito”.

Outra história de êxito é a Escola Estadual Pedro Teixeira, localizada no bairro do Feitosa, em Maceió, que passou da nota 1.6 em 2015 para 4.0 em 2017 nos Anos Finais do Ensino Fundamental. “A avaliação do Ideb mudou completamente a realidade da escola. Com as formações realizadas na unidade, descobrimos e corrigimos as deficiências, e o resultado não poderia ser mais positivo: além do aumento do índice, melhoramos na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática”, comemora a gestora adjunta, Sirleide Dantas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯