14 Abril 2018 - 10:06

Cepa ganhará a primeira base comunitária de segurança escolar do país

José Demétrio
PM será uma parceira das escolas do Cepa

Prestes a comemorar seu 25º aniversário no próximo dia 05 de maio, o Batalhão de Polícia Escolar (BPesc) da Polícia Militar de Alagoas, sob o comando do Tenente Coronel Silvestre Soares, é quem presenteará o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) com a primeira base comunitária de segurança escolar do país.

“Temos contado com todo apoio da Secretaria de Estado da Educação, inclusive na adequação das instalações. Nossa proposta também é formar um conselho, com a participação de todos os segmentos, para integrar este trabalho”, declara o Tenente Coronel, em visita às instalações da base, na manhã da última sexta-feira (13).

Segundo o comandante do BPesc, a Base Comunitária compreenderá o conjunto de ferramentas de segurança pública agindo com e para a comunidade escolar

“O interesse em montar uma base comunitária se apoia no sentido de garantir que a escola funcione com tranquilidade e com o olhar voltado para a formação de bons cidadãos. Como o próprio nome induz, será um trabalho integrado, com a polícia fazendo o papel da segurança pública com participação da comunidade, mobilizando e envolvendo as pessoas interessadas em atuar em prol do bem comum”, explica Silvestre Soares.

Serviços

A base comunitária de segurança escolar é formada por militares, coordenada pelo Sargento Marrejone. Dentre os serviços prestados estão: a ronda escolar; visitas às escolas, para orientações e monitoramento, inclusive com palestras por meio do Núcleo de Articulação Comunitário Escolar (Nace). Além disto, visa prestar apoio psicológico à comunidade escolar por meio de instituições parceiras e acessibilidade a serviços médicos de urgência.

“O objetivo é conscientizar, por meio destas abordagens e palestras, visando o combate à violência e a promoção da cultura de paz focada nos direitos humanos. Também estamos firmando parcerias com instituições de ensino para prestar este atendimento psicológico e ainda auxiliar em possíveis acidentes, prestando os primeiros socorros, inclusive estamos buscando apoio para contar com o pessoal especializado do Corpo de Bombeiros e Samu”, pontua.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯