14 Fevereiro 2020 - 10:28

Alagoas não registra explosões de agências bancárias há um ano

Ilustração
O roubo a banco é um problema que afeta não apenas as instituições financeiras, como também a população,

A Polícia Civil, por meio de um trabalho continuado, minucioso e, em alguns casos, silencioso, inerente à atividade de polícia investigativa, vem conseguindo contribuir para a conquista de números positivos e bastante significativos na área da segurança pública em Alagoas.

Um exemplo disso tem sido o fato de que notícias sobre agência bancária ter ido pelos ares por ação de assaltantes deixou de ser uma constante em terras alagoanas. A modalidade de roubo a banco em que criminosos sitiam cidades, fazem cidadãos reféns, explodem agências e incendeiam veículos, que se tornou rotineira no Nordeste, não ocorre em Alagoas há um ano.

“Em 14 de fevereiro de 2019, naquela data, criminosos explodiram caixas eletrônicos e cofres de duas instituições bancárias em Porto Calvo. Este foi o último registro de explosão a banco no Estado. De lá para cá, o número de ataques a instituições financeiras vem despencando e as ações com explosões de agências zeraram”, frisou o delegado Fábio Costa, diretor da Gerência de Recursos Especiais (GRE).

A Seção de Roubos a Bancos (SERB), da GRE – que engloba também a Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) da Polícia Civil é a unidade responsável pelo trabalho especializado contra essa modalidade criminosa e, segundo o delegado Cayo Rodrigues, titular da SERB, os excelentes números são fruto de um trabalho planejado de investigação.

“Desde o início de nossos trabalhos na SERB, em julho de 2018, realizamos um estudo minucioso de ocorrências anteriores, modo de agir dos suspeitos e perfil dos potenciais assaltantes de banco, traçando um planejamento das ações policiais, de modo a agir não apenas de forma repressiva, como também preventivamente”, disse o delegado Cayo Rodrigues.

A SERB passou a realizar acompanhamento de potenciais autores dessa modalidade criminosa mesmo antes das ações, o que potencializou os índices de elucidação, que atingiu a 100% em 2019, dos ataques a agências bancárias, e viabilizou até mesmo flagrante de tentativas de roubo e furto.

O titular da SERB destaca que, além disso, as investigações passaram a trilhar os caminhos mais abrangentes possíveis, não só focando nos autores diretos dos assaltos, mas também financiadores organizadores e até mesmo fornecedores de instrumentos (carros, ferramentas, explosivos etc.).

Outro fator que certamente tem contribuído é o constante intercâmbio com as polícias investigavas de outros Estados. Ciente da tendência de interestadual idade das organizações criminosas de assaltos a banco. “A constante troca de informações com investigações de outros Estados tem sido uma diretriz dos trabalhos”, finalizou
Cayo Rodrigues.

O delegado Fábio Costa destaca ainda que o método de trabalho tem auxiliado não apenas nos esclarecimentos dos crimes em Alagoas, como também tem proporcionado uma contribuição para a redução da criminalidade em Estados vizinhos.

O roubo a banco é um problema que afeta não apenas as instituições financeiras, como também a população, que é exposta ao risco de ações cada vez mais ousadas e violentas e não raras vezes fica desassistida dos serviços bancários.

“No dia que faz um ano sem explosão a agência bancária em Alagoas, a Divisão Especial de Investigação e Capturas destaca, que apesar da maior repercussão das ações com explosivos, tem trabalhado também, diariamente, em investigações dirigidas às mais diversas modalidades de ataque a bancos e, com o auxílio das demais forças de segurança estaduais e federais, vem alcançando não somente o desmantelamento de grupos que atuam no modo intitulado “Novo Cangaço”, mas também organizações que utilizam maçarico, serras, marteletes e até modernos bloqueadores de sensores em seus crimes”, concluíram os delegados.

por Redação com Assessoria

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.