14 Fevereiro 2018 - 13:47

Em um ano, Governo de Alagoas já entregou 48 novas ambulâncias para o Samu

Assessoria
Central de Maceió e base descentralizada de Porto Calvo receberam novas unidades na quinta-feira (8)

Garantir agilidade na assistência à população e mais conforto para os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Com esse pensamento, o Governo do Estado continua a renovação da frota do Samu. Desde fevereiro de 2017, 48 novas ambulâncias foram entregues para as Centrais Maceió e Arapiraca e as bases descentralizadas no Estado.

E para reforçar os atendimentos na capital e na região Norte de Alagoas, a Central Maceió e a Base do Samu de Porto Calvo receberam novas Unidades de Suporte Básico (USB). A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, e pelo governador do Estado, Renan Filho, na quinta-feira (8), no prédio sede do Samu Maceió, no bairro Farol.

Com essas seis USBs entregues, todas as 16 bases descentralizadas do Samu ligadas à Central Maceió contam com uma viatura nova, e o Samu na capital passa a contar com 14 ambulâncias 0 km. Todas são equipadas com rastreador via satélite e contam com desfibrilador automático externo (DEA), cilindros de oxigênio, colares cervicais, medicamentos e insumos, além de prancha de imobilização.

De acordo com Christian Teixeira, nos próximos meses serão entregues mais viaturas para a Central de Arapiraca e para as bases descentralizadas de Porto Real do Colégio, São Sebastião e Traipu.

“Quarenta foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado e 20 enviadas pelo Ministério da Saúde. Com essa entrega, já trocamos 48 ambulâncias do Samu em Alagoas. Isso traz mais segurança para os profissionais de saúde que fazem o atendimento pré-hospitalar em Alagoas e, também, para os pacientes que irão precisar dos serviços de urgência e emergência prestados pelo Samu”, salientou.

Além de Porto Calvo, os outros 15 municípios que possuem bases descentralizadas do Samu ligadas à Central Maceió são União dos Palmares, Viçosa, São Miguel dos Campos, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Teotônio Vilela, Rio Largo, Murici, Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Colônia de Leopoldina, São Miguel dos Milagres e Atalaia.

Reforço

A nova Unidade de Suporte Básico (USB) enviada para a Base Descentralizada de Porto Calvo dará suporte para 65.565 habitantes do Litoral Norte alagoano. Com isso serão beneficiados os moradores dos municípios de Jacuípe, Jundiá, Japaratinga e Matriz de Camaragibe.

Segundo o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, a equipe de Porto Calvo é composta por nove profissionais de saúde e atenderam 175 pessoas em 2017. Com isso, os socorristas irão atuar ainda mais preparados, tanto para atender aos moradores, quanto os turistas que forem passar as festas de Carnaval na região.

“Além dos habitantes de Porto Calvo, a nossa base descentralizada também presta socorro para a população de outros quatro municípios. Ela atende, principalmente, casos de trauma ocasionados por colisões automobilísticas nas rodovias e também casos clínicos com pacientes com problemas cardíacos e respiratórios”, destacou o supervisor.

O Samu Alagoas conta com bases descentralizadas em outras 19 cidades, reguladas pela Central Arapiraca. Desses municípios, 15 já receberam novas ambulâncias. Além de Pão de Açúcar, foram beneficiadas as bases descentralizadas de Batalha, Ouro Branco, Olho D´Água do Casado, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Mata Grande, São José da Tapera, Cacimbinhas, Inhapi, Campo Alegre, Piranhas e Penedo.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯