Skip to content

Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com um milhão de peixes

  • Home
  • Alagoas
  • Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com um milhão de peixes

Codevasf repovoa foz do Rio São Francisco com um milhão de peixes

A foz do rio São Francisco, situada entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE), recebeu no domingo (13) a inserção de um milhão de alevinos de espécies nativas do “Velho Chico” durante as comemorações da Festa de Bom Jesus dos Navegantes do município alagoano. O peixamento foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dentro das ações do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em parceria com a Prefeitura Municipal de Piaçabuçu.

O peixamento ocorreu em pontos próximos a Colônia de Pescadores Z-19 e ao porto da balsa que liga Piaçabuçu (AL) à Brejo Grande (SE). Entre as espécies inseridas no rio São Francisco estão o curimatã pacu, a xira e o piau, todos produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), centro tecnológico da Codevasf situado no município de Porto Real do Colégio. Os peixes inseridos no domingo (13) deverão estar aptos para consumo em aproximadamente um ano.

“Esse peixamento que realizamos todos os anos no Bom Jesus de Piaçabuçu é fundamental para o equilíbrio ecológico da foz do São Francisco. Nossos pescadores reclamam constantemente da falta de peixes. O rio está seco com o assoreamento em alguns trechos e a população tem sofrido com a escassez de vida no Velho Chico”, declarou a secretária municipal de Meio Ambiente de Piaçabuçu, Maria Geilma Feitosa. Segundo a secretária, a prefeitura pretende tornar tradição durante a festa de Bom Jesus dos Navegantes os peixamentos na foz do São Francisco.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, que esteve presente ao peixamento, comemorou o sucesso de mais um peixamento promovido pela Codevasf na bacia do rio São Francisco. “Muitos pescadores têm nos procurado para comentar o aumento na oferta de peixes após as ações de peixamento. Isso para nós é bastante gratificante, pois significa a colheita dos frutos do trabalho de revitalização do São Francisco executado pela Codevasf”, afirmou.

Já o chefe de gabinete da Prefeitura de Piaçabuçu, Chico Dantas, que representou o prefeito Dalmo Santana no peixamento, mostrou-se satisfeito com os resultados da parceria entre Codevasf e poder público municipal para repovoamento da região da foz do São Francisco.

“Algumas pessoas enxergam somente a festa que é realizada em torno do peixamento e não entendem a magnitude dessas ações para a vida no rio. Piaçabuçu é um município que possui uma atividade expressiva de pesca artesanal. Muitas famílias sobrevivem por gerações do pescado retirado do São Francisco. Então, quando a Codevasf coloca um milhão de peixes no rio, ela traz renda e alimento para essa população”, declarou.

Chico Dantas ainda confirmou a realização de outros peixamentos nas próximas edições da Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Piaçabuçu, mantendo a tradição de prestigiar o protetor dos navegantes com mais vida no rio São Francisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também