14 Janeiro 2010 - 21:56

Bombeiros alagoanos reforçam ajuda humanitária no Haiti

Agência Alagoas

A Secretaria Nacional de Segurança Pública solicitou, nesta quinta-feira (14), ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, uma lista com 20 nomes de militares para ajudar no resgate às vítimas do terremoto do Haiti, fato ocorrido na última terça-feira (12). Os homens que foram indicados pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Jadir Ferreira, passam a fazer parte da formação de cadastro da Secretaria Nacional da Defesa Civil e da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).

De acordo com o coronel Jadir Ferreira, a corporação alagoana é destaque por realizar com sucesso todos os salvamentos terrestres, aquáticos e aéreos do Estado. “A capacitação que a gente dá para todos os militares é igual, não limitamos apenas nos cursos constitucionais, temos também as nossas peculiaridades, acredito que seja esse o nosso diferencial”, salientou o comandante.

Os militares alagoanos ficarão na lista de formação de cadastro por 24 horas, a partir das 11h desta quinta-feira. Além de Alagoas, a Ligabom também solicitou oficiais dos Estados de Pernambuco e do Ceará. “Nossos homens vão com a finalidade de retirar as vítimas dos escombros, mas vão principalmente com a esperança de resgatar e encontrar gente com vida,” frisou o comandate Jadir Ferreira.

A ação humanitária foi denominada de Missão Haiti devido à grande catástrofe que deixou grande parte dos haitianos e não-haitianos soterrados. Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Alagoas foi um dos primeiros Estados a ser lembrado pelo presidente da Ligabom, coronel Carlos Casanova, por conhecer de perto as técnicas dos cursos realizados para a corporação militar.

“Um acontecimento como esse é considerado por nós como especial. Já que não temos o que temer, vamos é colaborar efetivamente”, disse Ferreira. Além da participação dos três Estados nordestinos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil convocou a participação da corporação militar do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A última atuação nacional de militares alagoanos foi na operação de combate à dengue em 2008, no Rio de Janeiro.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯