13 Novembro 2017 - 09:32

Programas de inclusão produtiva são apresentados aos municípios alagoanos

Renata Bello
Acessuas e Progredir promovem o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho

O Governo de Alagoas vem desenvolvendo estratégias de inclusão social de pessoas e famílias com maior grau de vulnerabilidade social, transferindo renda, expandindo serviços, programas e benefícios sociais. Neste mesmo contexto, há também o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho.

O programa é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social, em parceria com as secretarias estaduais, e visa para promover o acesso dos usuários da Assistência Social a oportunidades no mundo do trabalho. Alinhada a esses objetivos, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) promoveu, nta sexta-feira (10), o Encontro de Alinhamento Técnico e Capacitação da Rede Suas de Alagoas.

A diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social, Renata Ferreira, apresentou aos participantes, entre técnicos e gestores municipais, a importância de se articular uma rede socioassistencial de proteção social básica.

“Quando investimos na proteção social básica conseguimos transformar para melhor o rumo de vida dessas pessoas. Investir em proteção básica, em especial na educação, é garantir melhores índices de desenvolvimento social e menores taxas de violência”, reforçou.

A secretária executiva da Seades, Morgana Tavares, explicou que o Acessuas tem como objetivo garantir que as oportunidades de qualificação profissional alcancem os usuários da Assistência Social, propiciando o acesso da população em situação de vulnerabilidade e risco social aos cursos profissionalizantes.

“Historicamente, os usuários da Assistência estiveram à margem das oportunidades de acesso ao mundo do trabalho, exercendo atividades de forma precária e situações recorrentes de desemprego. O Acessuas vem para mudar essa visão, incentivando a inclusão produtiva, possibilitando a inserção formal do usuário na produção de bens e serviços”, disse.

Progredir

Como parte da capacitação, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer o Plano Nacional Progredir, uma iniciativa do Governo Federal, que oferece capacitação e microcrédito para brasileiros na pobreza extrema que queiram empreender.

Com foco nos beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Progredir reúne ações de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

A estratégia conta com assistência técnica para 1,7 milhão de autônomos em todo o país, além de ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertadas mais de 1 milhão de vagas em cursos profissionalizantes.

por Redação

Comentários comentar agora ❯