Skip to content

Ufal oferta vagas na pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

  • Home
  • Alagoas
  • Ufal oferta vagas na pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

Ufal oferta vagas na pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é uma das 14 instituições com oferta de vagas pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). São 12 vagas para mestrado e quatro para doutorado, com aulas no Campus A. C. Simões, em Maceió.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 9 de novembro. Os interessados devem levar ao Laboratório de Metabolismo e Proteômica, no IQB, os documentos pessoais e acadêmicos exigidos pelo edital disponível aqui.

As provas vão ser realizadas no dia 21 de novembro.

Sobre o PMBqBM e as pesquisas na Ufal

Segundo informações do site do programa, o PMBqBM visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores de diferentes instituições públicas do país. O objetivo é estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular e, em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação.

Na Ufal, o candidato terá a oportunidade de fazer parte dos projetos de pesquisas de sete docentes: Ana Catarina Rezende, Carlos Fraga, Carolinne Marques, Ênio Bassi, Hugo Juarez, Luciano Grillo e Melissa Landell. Eles são os orientadores da instituição aptos a receber alunos no programa e, para realizar suas investigações contam com os laboratórios de Biologia Celular e Expressão Gênica (Labmeg), do Campus Arapiraca; de Pesquisas em Virologia e Imunologia (Lapevi) e de Diversidade Molecular, do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS); de Bioquímica e Fisiologia de Insetos, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); e os laboratórios de Bioenergética (LaBio) e de Metabolismo e Proteomica (Lamp), do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

O Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular é realizado em associação com outras instituições como forma de fortalecer a área de bioquímica no país. A partir do PMBqBM os alunos podem cursar disciplinas em diferentes instituições e realizar pesquisas conjuntas.

As investigações na Ufal são realizadas nas áreas de genética do câncer, imunologia, microbiologia, taxonomia, bioquímica de insetos, controle do metabolismo mitocondrial e com proteases, para o processamento de alimentos, estudo de seu papel no sistema nervoso central, na hipertensão e nas peçonhas.

Edital Seleção 1.2018.pdf
Edital Seleção 1.2018.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também