13 Outubro 2018 - 10:16

MPE/AL participa da I Mostra de Processos do Ministério Público

Assessoria

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico (Asplage), participou da I Mostra de Processos com a apresentação dos fluxos de trabalho: Reunião de Análise Estratégica e Realização de Audiências Públicas. O evento, organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), sob a coordenação do Ministério Público de Pernambuco (MPE/PE), ocorreu em Recife nestas terça (09), quarta (10) e quinta-feira(11) e teve como objetivo disseminar conhecimento e fomentar a cultura de gestão de processos, que são os fluxos de trabalho das unidades.

As apresentações do MPE/AL, que aconteceram na quarta (10) e na quinta-feira (11), tiveram a participação do chefe do setor de Planejamento Estratégico, o servidor Thiago Alves, que mostrou o funcionamento do processo relativo às reuniões do Comitê de Gestão do MP/AL, do chefe do Escritório de Processos, o servidor Alyson Balbino, que abordou os aspectos técnicos e normativos relevantes para a materialização dos fluxos. Em seguida, o promotor de justiça Thiago Chacon Delgado enumerou as diversas contribuições e resultados alcançados apresentando fotos, reportagens dos eventos após a implementação das Audiências Públicas no âmbito institucional.

Durante a apresentação, Thiago Alves mostrou como ocorre o processo de realização da Reunião de Análise Estratégica, desde a elaboração de relatório situacional dos indicadores e metas do Plano Geral de Atuação até realização da reunião com a elaboração de ata com as deliberações realizadas durante a RAE.

Outro ponto abordado foi o apoio do Procurador-Geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, ao Planejamento Estratégico do MPAL, abraçando a cultura de planejamento na instituição como ponto essencial de sua administração.

Por fim, o chefe da Seção de Planejamento Estratégico enfatizou os resultados da implementação do fluxo da Reunião de Análise Estratégica, tais como o acompanhamento mais efetivo das metas estabelecidas no Plano Institucional e Plano Geral de Atuação, o maior alinhamento com o Plano Estratégico Institucional e a maior eficácia na solução de entraves à execução do Plano Estratégico Institucional e Plano Geral de Atuação.

Também foi demonstrado que o fluxo contribuiu para minimizar a taxa de cadastros equivocados no Sistema Eletrônico Judicial - SAJ/MP além de aproximar ainda mais a sociedade e o MPE/AL. Para finalizar o Promotor ratificou a troca de experiências e a possibilidade de levar o Ministério Público boas práticas que já estão funcionando em outros estados.

“Construir processos de atividade significa maior organização, economia de tempo e de trabalho, estamos engajando servidores e membros para que possamos. Tivemos a chance, aqui na I Mostra de Processos, como o Ministério Público de Alagoas tem trabalhado para otimizar seus fluxos de trabalho e o perfil pró-ativo que a instituição ministerial vem adotando em Alagoas”, disse a promotora Stela Cavalcanti, Assessora de Planejamento Estratégico do MPE/AL.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯