13 Setembro 2017 - 11:06

Centenas de pessoas visitam stand do projeto ‘Conheça o Samu’

Carla Cleto
Centenas de pessoas visitaram o stand montado no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió

Durante o primeiro dia do Projeto Conheça o Samu, iniciado na terça-feira (12), centenas de pessoas visitaram o stand montado no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió. A ação, que se estende até a sexta-feira (15), das 9h às 15h, tem como objetivo levar informações à população e mostrar os serviços que são prestados à sociedade, aumentando a interação com os alagoanos.

Na ação, técnicos do Samu mostram como atuam os socorristas para salvar a vida de centenas de alagoanos, principalmente os que são vítimas de acidentes de trânsito. Também durante a ação, estão sendo enfocadas as orientações que são prestadas sobre as emergências mais comuns, a exemplo de engasgos e quedas da própria altura.

Ao visitar o stand do Samu, no Calçadão do Centro de Maceió, a população tem a oportunidade de se informar sobre como agir em casos de queimaduras, choques elétricos e quais os procedimentos que devem ser adotados no caso de parada cardíaca. “Nosso maior objetivo é que a população possa conhecer melhor os nossos serviços e seja parceira, sabendo como o serviço funciona, o que realizamos e quando deve ser acionado pelo telefone 192”, destacou o supervisor do Samu, Dárbio Alvim.

O aposentado Francisco Maiorano da Silva, 77 anos, que mora no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, visitou na terça-feira (12) o stand do Samu. Depois de fazer compras, ele aproveitou para medir o nível de glicemia no sangue e medir a pressão arterial, além de conhecer como é o trabalho dos socorristas do serviço. “Muito bom o evento, vocês deveriam fazer esse trabalho em vários pontos do Estado para conscientizar a população”, sugeriu, aprovando a iniciativa.

Quem também elogiou a ação foi o cadeirante Emanuel Vagner Pontes, 38 anos, morador do bairro do Tabuleiro do Martins. “Foi muito bom saber que os profissionais do Samu podem nos ajudar a cuidar da saúde, prevenindo doenças. Também fiquei sabendo como os socorristas atuam e como o trote atrapalha o serviço”, salientou.

Trotes

No primeiro dia do Conheça o Samu, os visitantes do stand também foram informados sobre o número de trotes que o serviço recebe diariamente. Na última segunda (11), por exemplo, das 1.567 ligações telefônicas recebidas, 1.178 foram de trotes, ou seja, 75,18%.

Somente na segunda, os socorristas do Samu de Maceió realizaram 10 atendimentos relacionados a trânsito e cinco atendimentos psiquiátricos. Também foram atendidos dois casos de vítimas de arma de fogo, três de casos obstétricos e realizadas 61 orientações médicas.


 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯