13 Janeiro 2018 - 07:51

Mais de 118 mil alagoanos aguardam resultado do Enem no dia 18 de janeiro

Valdir Rocha
Estudantes se preparam para Enem 2017

A espera está para terminar: após dois dias de provas e um ano inteiro de estudos, 118.724 alagoanos finalmente saberão qual foi o seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta sexta-feira (12) que o resultado do exame será antecipado para o dia 18 de janeiro.

Os resultados poderão ser consultados individualmente na página do participante por meio do CPF e senha gerada na inscrição. Com essa mesma senha, o candidato voltará ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro para saber se a sua nota já garante sua inclusão na primeira chamada para as universidades.

Para quem fez o Enem como treino, os resultados serão liberados 60 dias após a divulgação de 18 de janeiro. Neste mesmo prazo, serão disponibilizados os espelhos de correção das redações.

Edição 2017 – Em 2017, o Enem foi aplicado em 26 municípios alagoanos: Maceió, Arapiraca, Água Branca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Em comparação com 2016, quando o estado teve 143.750 participantes, houve uma redução de 17,4 % no número de inscritos– fato que ocorreu em todo o Brasil, visto que, ano passado, o Enem deixou de servir para fins de certificação de conclusão do ensino médio, atribuição que agora cabe ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujo resultado também será divulgado ainda no primeiro trimestre de 2018, segundo o Inep.

Preparativos – Além das atividades preparativas em suas escolas, os alunos da rede estadual participaram de grandes aulões especialmente voltados para o Enem em duas ocasiões: em 30 de outubro, com 700 alunos participando de aulão em São Miguel dos Campos promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a 2ª Gerência Regional de Educação (Gere) e no dia 3 de novembro, onde, por meio de uma parceria entre Seduc, Clube do Fera e Faculdade Cesmac, dois mil estudantes da rede estadual da capital se reuniram no Cepa para esclarecer as últimas dúvidas antes da prova.

 


 

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.