Skip to content

Reitora destaca empenho de Renan Calheiros na interiorização da Ufal

  • Home
  • Alagoas
  • Reitora destaca empenho de Renan Calheiros na interiorização da Ufal

Reitora destaca empenho de Renan Calheiros na interiorização da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inaugurou, sexta-feira, 11, o novo bloco de aulas do Campus Arapiraca, que irá abrigar mais dez salas, obra construída em uma área de 1.345 m², que necessitou de investimentos de R$ 1.192.433,00.

A reitora Ana Dayse destacou o empenho da bancada federal, enaltecendo o trabalho do senador e do prefeito Luciano Barbosa na busca de projetos e recursos para permitir a implantação dos principais projetos da Ufal.

– Renan Calheiros e Luciano Barbosa fazem parte dessa nova história da Universidade Federal de Alagoas – frisou a reitora, lembrando das inúmeras vezes em que foi recebida pelo senador em Brasília na busca constante dos recursos pela concretização do campus do Agreste e realização do seu sonho de interiorização do ensino publico federal no Estado.

O senador Renan Calheiros (PMDB), um dos responsáveis pela inclusão de emendas que viabilizaram a obra, prestigiou o evento e destacou o esforço da reitora Ana Dayse Dórea e o compromisso do governo federal na execução do projeto.

– O presidente Lula, o ministro da Educação, Fernando Hahhad, e o secretário Executivo do Ministério, Alexandre Paim, me asseguraram a certeza de que não faltarão recursos para a ampliação deste campus da Ufal e de todos os outros que estão sendo implantados no nosso Estado – destacou o senador. Lembrou também o empenho da retiora Ana Dayse para mudar a realidade do acesso ao ensino público superior de qualidade em Alagoas.

– No nosso Estado, segundo pesquisa que me foi trazida pela professora Ana Dayse, mais de 70% cento dos estudantes da universidade federal são provenientes do interior – informou o líder do PMDB no Senado, complementando que, atualmente, mais de 85% dos alunos são da região Agreste e que, destes, cerca de 20% não teriam condições de freqüentar um curso de graduação superior se a universidade não tivesse se instalado na região. Renan comemorou ainda o fato de que, no próximo ano, o campus de Arapiraca estará recebendo mais de três mil alunos e festejou a inauguração, para março do próximo ano, do campus de Delmiro Gouveia, onde esteve em visita no último fim de semana.

O campus de Arapiraca, que completou três anos em setembro, conta com 11 cursos, sendo três nos pólos de Viçosa, Penedo e Palmeira dos Índios. As primeiras turmas vão se formar no primeiro semestre de 2010.

Participaram da solenidade de inauguração, também, o diretor do Campus de Arapiraca, Williams Soares; a diretora Acadêmica, Simone Ferreira; o engenheiro Amauri Ferreira, representando a Superintendência de Infra-estrutura; o pró-reitor de Graduação, Anderson de Barros; o pró-reitor de Pesquisa e pós-Graduação, Josealdo Tonholo; o professor Guido Santos, diretor do Espaço Cultural, e o professor Anderson Barros, pro-reitor de Gradução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também