12 Setembro 2017 - 15:29

No Pontal do Peba, populares encontram objeto que pode ser dente de um animal pré-histórico

Piacabuçu News
“Hippidion” viveu entre 2,5 milhões e 11 mil anos atrás

Após moradores do Pontal do Peba encontrarem joias e moedas antigas nas areias da praia, um homem localizou um objeto um tanto curioso. Trata-se do que parece ser o dente de um animal pré-histórico chamado “Hippidion”.

De acordo com o paleontólogo e especialista em mamíferos extintos, Jorge Luís Lopes, diretor do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fósseis do animal que viveu entre 2,5 milhões e 11 mil anos atrás têm sido encontrados na região semiárida de Alagoas.

Ainda segundo o professor, seria necessário realizar estudos mais aprofundados para afirmar com exatidão do que se trata o objeto encontrado e como, possivelmente, chegou a essa região litorânea.

“As especiarias podem estar sendo encontradas nessas áreas por conta da dinâmica marinha, que está retirando de outros locais e depositando na área do Pontal do Peba. Seriam necessários mais alguns estudos, mas a minha tese é que essa parte desse fóssil pode ter sido trazida pelo rio São Francisco, pois no passado ele não estava contido com tantas hidroelétricas, e sua força era bem maior. Muitos desses animais, ao morrerem, eram transportados pelo rio que, consequentemente, os mandou para o oceano que devolveu ao continente. Este deve ter ficado preso a esta região”, argumenta.

Uma mistura de cavalo baixo, estampado de listras como as zebras e dotado de uma pequena tromba que funcionava de maneira parecida com a de um elefante. Assim era o Hippidion, primo distante dos cavalos que viveu na América Latina a milhões de anos atrás.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯