12 Agosto 2010 - 18:30

Alagoas aposta na ampliação da produção de laranja lima

Arquivo
Aquisição de máquina para beneficiamento vai estimular a produtividade do APL Laranja

O mercado do Arranjo Produtivo Local Laranja no Vale do Mundaú, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e pelo Sebrae, será ampliado através da compra de uma máquina beneficiadora, utilizada para lavar e selecionar laranjas. O packing house, galpão onde o equipamento irá funcionar, fica localizado na sede do Ceasa, em Maceió, e está em fase final de construção.

A máquina responsável pelo beneficiamento da laranja foi adquirida através de financiamento da Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e irá possibilitar a exportação do produto para outros estados, estimulando o aumento da produção em toda a região do Vale do Mundaú.
“Há cerca de três meses, a Afal apresentou a proposta de crédito e nós realizamos a compra da máquina pela internet. A aquisição será primordial para a expansão do comércio da laranja, já que o mercado exige o tratamento específico do produto”, afirma o presidente da Cooperativa de Produtores da Laranja Lima (Cooplal), Antônio Carlos.

De acordo com a gestora do APL Laranja do Vale do Mundaú, Leila Flávia, a máquina vai reduzir os gastos para a comercialização do produto. “Para o beneficiamento de 10 toneladas de laranja lima em Pernambuco, por exemplo, o produtor tinha que pagar R$ 600,00. Com a máquina, o trabalho pode ser realizado aqui mesmo em Alagoas, a um custo bem menor”, detalha.

A máquina custou R$ 26 mil, além do valor cobrado pelo frete e o material utilizado para a instalação. A inauguração da beneficiadora será feita em breve, quando a obra for concluída. “Quando o packing house estiver funcionando plenamente, iremos formalizar a inauguração da máquina, com a presença dos produtores e da sociedade em geral”, acrescenta a gestora Leila Flávia.

Recuperação – Fragilizado desde o prejuízo gerado pelas enchentes que paralisaram a maior produção de laranja lima do Brasil, o mercado do produto será reaquecido com a compra da máquina beneficiadora. Estima-se que, devido às chuvas do mês de junho, as propriedades próximas aos rios tiveram uma perda de 40%, e as localizadas nas encostas, 10%.

O APL Laranja no Vale do Mundaú engloba os municípios de Santana do Mundaú, Branquinha, Ibateguara, São José da Laje e União dos Palmares, e tem 110 produtores associados.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯