12 Março 2009 - 16:08

Obra de duplicação da AL-101 Sul avança em direção à Barra de São Miguel

Agência Alagoas

 O consórcio de engenharia Ferreira Guedes (SP) e ARG (MG), responsáveis pelos 25,8 km de duplicação da rodovia AL-101 Sul, já realizaram os serviços de limpeza e marcação da área, prosseguindo agora com os trabalhos de terraplenagem em direção à Barra de São Miguel.

O gerente do Consórcio, engenheiro Wilney Barquete, informou que, com a chegada de máquinas e equipamentos durante esta semana, os trabalhos seguem em ritmo mais intenso nos primeiros 5,2 km de área já desapropriada pelo Governo do Estado, desde a primeira curva do Francês até a Barra de São Miguel.

Segundo Wilney, que esteve nesta quinta-feira no local da obra, acompanhado pelo gerente de obras do consórcio, Raonildo Pascoal e dos engenheiros Sérgio Cavalcante e Newton Alcântara, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/AL), “concluídos os serviços de terraplenagem para a preparação e aterro do terreno, o próximo passo será a compactação da sub-base com o solo retirado de jazidas da região liberadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA)”.

Sobre o canteiro de obras, o gerente do consórcio Ferreira Guedes/ ARG explicou que além de um canteiro central, nas proximidades do Campus do Cesmac, serão construídos canteiros de apoio à medida que os serviços forem sendo ampliados. A meta, segundo ele, é cumprir o cronograma da obra, prevista para ser inaugurada em julho de 2010, aproveitando ainda a temporada de verão para executar serviços de terraplenagem ao longo do percurso inicial.

Esta semana, o diretor-presidente do DER, Ronaldo Lopes, e o diretor de planejamento e acompanhamento do órgão, engº Sebastião Mota, estiveram em Brasília junto com o Secretário de Estado de Infraestrutura, Marco Fireman, e do secretário-adjunto de Infraestrutura, Fernando Nunes, para uma reunião no Ministério do Turismo.

Na ocasião, foi entregue a documentação necessária para a liberação dos R$ 45 milhões de recursos do convênio entre o Ministério do Turismo e o Governo de Alagoas, que entra com a contrapartida de R$ 5 milhões, totalizando, junto com os R$ 10 milhões liberados pela CEF, os R$ 60 milhões de recursos já garantidos para a duplicação.

“Com esses recursos liberados iniciaremos a segunda frente de trabalho da obra de duplicação, a partir do Detran até a Barra Nova, um trecho considerado mais complexo devido à duplicação da ponte Divaldo Suruagy e da construção de um dos três viadutos a serem executados”, afirmou Lopes.

por Agência Alagoas

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