10 Agosto 2017 - 16:14

Mostra de Dança é sucesso entre estudantes no II Encontro Estudantil da Rede Estadual

A quadra da Escola Estadual José Correia da Silva Titara ficou lotada de estudantes que estavam ansiosos para assistir e exibir os trabalhos elaborados para a Mostra de Dança do II Encontro Estudantil da Rede Estadual, que ocorreu durante toda a quarta-feira (9). Este ano, foram 17 escolas inscritas e as apresentações se dividiram em dois turnos, manhã e tarde.

No período da manhã, se apresentaram as escolas estaduais Rosalvo Ribeiro (Maceió), Mirian Marroquim (Maceió), Santos Ferraz (Taquarana), Professora Maria Avelina do Carmo (Traipú), Ângelo de Abreu (Olho D'Água das Flores), Rui Barbosa (Anadia). Já no período da tarde, as apresentações seguiram com as escolas Maria de Lourdes Santos da Silva (Batalha), Delmo Ferreira (Jundiá), Francisca Rosa da Costa (Delmiro Gouveia), Dijalma Barros Siqueira (Coruripe), Ana Lins (São Miguel dos Campos), Rocha Cavalcanti (União dos Palmares), Fernandina Malta (Rio Largo), Prof.ª Edleusa Oliveira da Silva (São Miguel dos Campos), Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca) e Ernani Méro (Penedo).

Os grupos capricharam nas apresentações com figurinos e maquiagens bastante criativos, entusiasmando o público de estudantes e professores que prestigiavam a mostra.

Edu Passos, professor de Dança do Centro de Artes e Mediações Culturais da Secretaria de Estado da Educação (Camec/Seduc), relatou sua satisfação com os trabalhos inscritos. "É muito importante esse conhecimento da dança como uma linguagem artística, para os alunos, e a proposta do festival é justamente essa, de despertar os talentos que existem nas escolas e despertar no aluno o interesse pela dança enquanto profissão", disse o professor.

Experiência única

Com coreografia e interpretação impecáveis, a Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana, foi um dos destaques da mostra. Com o tema “No canavial nasceu Zumbi”, uma apresentação que conta a história de cortadores de cana e o nascimento de Zumbi dos Palmares embalada por canções de compositores alagoanos, como Djavan, Ernesto Pascoal e Bacurau do Pife, um tocador de pífano de Taquarana, que é patrimônio cultural do Brasil.

A professora de biologia da instituição, Bárbara Amorim, que participa do grupo de teatro da cidade de Taquarana e coordenou o grupo de estudantes, falou sobre a satisfação de inscrever os alunos na categoria Dança, para o II Encontro Estudantil. "É uma satisfação imensa vê-los participando e me enche de orgulho a felicidade no olhar de cada um ao exibir o nosso trabalho" disse a professora, orgulhosa.

A estudante Emanuela Farias, componente do grupo de dança da Escola Santos Ferraz, ressaltou o entusiasmo em participar da mostra. "É a primeira vez que eu e meus colegas participamos da Mostra de Dança do Encontro Estudantil. Para mim, está sendo uma experiência muito gratificante, estou conhecendo pessoas de várias cidades e é uma forma de mostrar como seu corpo se expressa por meio da arte. Independente do resultado, estamos muito satisfeitos com nosso trabalho", relatou a estudante.

Classificação

No final da tarde, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou a lista das três classificadas na categoria: as Escolas Estaduais Fernandina Malta (Rio Largo), Rocha Cavalcanti (União dos Palmares) e Santos Ferraz (Taquarana). O resultado final e a premiação de todas as categorias serão divulgados nesta sexta-feira (11).​

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯