09 Dezembro 2009 - 17:56

Alagoanos têm linhas de crédito para micro e pequenos negócios

Adailson Calheiros

A Agência de Fomento de Alagoas (Afal) lançou, na manhã desta quarta-feira (9), suas linhas de financiamento e seus programas de fomento. A partir de agora, a Afal irá disponibilizar quatro produtos destinados aos empreendedores alagoanos dos micro e pequenos negócios: Crédito para Compras Governamentais, Central de Autônomos, Força Cooperativa de Crédito e Crédito para os Arranjos Produtivos Locais (APL).

Nas Compras Governamentais, a agência irá disponibilizar linha de crédito para atender às necessidades financeiras das micro e pequenas empresas fornecedoras, exclusivamente alagoanas, que tenham recursos a receber por meio de licitações públicas do Estado. Em relação às cooperativas, serão feitos repasses de crédito para os empreendedores (pessoa física e/ou jurídica). Também serão beneficiados os produtores que integram os Arranjos Produtivos Locais (APL) de baixa renda. Com a Central de Autônomos, a Afal irá beneficiar os empreendedores filiados a essa central, dentro do programa desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, do Emprego e da Renda.

Durante o lançamento, o diretor presidente da Afal, Marden Soares, apresentou todo o funcionamento da agência e destacou que o acesso ao serviço financeiro é fator de desenvolvimento. “Temos grandes e importantes parceiros que nos credenciam como uma entidade isenta e autônoma, direcionada às necessidades do Estado”, disse.

Marden frisou as parcerias com a Agência Internacional de Cooperação Espanhola (AECID), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/FUMIN), o Banco Mundial (BIRD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com os recursos provenientes dessas parcerias, a agência irá abrir editais para o crédito financeiro, bancarização, inclusão digital, entre outras ações de fomento.

O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, destacou o apoio aos APL de baixa renda com a disponibilização de recursos do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). “Com o edital para esses arranjos, iremos fortalecer todo o trabalho e as ações que já vem sendo feitas, disponibilizando mais um canal de crédito”, destacou.

Com recursos do BID, por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), a Afal irá desenvolver dois projetos-piloto voltados para a cadeia produtiva de ovinocaprinocultura e para a agricultura periurbana, visando fomentar a produção de horticultura. Para desenvolver esses projetos, a agência terá a parceria de várias cooperativas, do Sebrae/AL, e secretarias estaduais.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, a Afall precisa, a partir de agora, investir em seus clientes numa progressão crescente.

“Temos o grande desafio de colocar essa agência à disposição de uma grande parcela da população que não é atendida pelas instituições financeiras tradicionais. A Afal existe na medida em que há cidadãos que necessitam de crédito e financiamento para concretizar o seu negócio”, afirmou.

Durante o evento, foi feita uma simulação com todos os procedimentos necessários para aquisição de crédito. “Todo o processo é feito com a maior segurança e transparência, a fim de proporcionar ao cliente tranquilidade e credibilidade nos nossos serviços. Estamos prontos para operar”, concluiu Marden Soares.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯