09 Novembro 2018 - 10:31

Novos leitos do HE do Agreste reduzem tempo de internação de pacientes

Davi Salsa
Unidade hospitalar teve o número de leitos triplicados em julho

A triplicação do número de leitos do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, reduziu significativamente o tempo de internação de pacientes que necessitam de cuidados na unidade. Até junho deste ano, o HE do Agreste contava com 40 leitos. A partir dos esforços do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a unidade ganhou 80 novos leitos, triplicando sua capacidade de internação para 120.

Antes das obras de triplicação dos leitos da enfermaria e da UTI, que passou de sete para 21 leitos, o tempo médio de permanência do paciente variava entre sete e dez dias. Com a ampliação da aumento da capacidade de internação do HE, possibilitou agilizar o atendimento, qualificando a assistência aos pacientes e o trabalho da equipe multidisciplinar.

“Antes da expansão, as equipes médicas aguardavam, na Área Amarela, a liberação de leitos na internação. Agora, com o aumento do número de leitos, desafogamos aquele antigo setor e o paciente fica internado, no máximo, entre dois e três dias”, revela a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, médica Regiluce Santos.

A unidade também recebeu investimentos do Governo do Estado na aquisição de equipamentos modernos, como ventiladores pulmonares, desfibriladores e eletrocardiogramas, entre outros aparelhos. Segundo a gerente da unidade, após a inauguração dos novos leitos, foi feita uma adequação e os espaços na unidade de saúde foram otimizados para oferecer um serviço com mais qualidade e cada vez mais humanizado, deixando o ambiente do HE do Agreste melhor estruturado, mais amplo e confortável.

Residente no bairro Ouro Preto, em Arapiraca, o jovem Danilo Juviano Silva, 19 anos, está internado em um dos novos leitos do hospital e constata os avanços alcançados nos últimos meses. Acompanhado da mãe, Marlene Juviano Silva, o rapaz se recupera de um acidente com motocicleta. Ele sofreu uma fratura exposta na perna direita e recebe os cuidados e atenção necessários à sua recuperação.

“Pensei que fosse sofrer mais e não esperava encontrar uma estrutura dessas aqui no Hospital de Emergência do Agreste. Além da sala limpa, modernos equipamentos e ar-condicionado, contamos com um banheiro nessa enfermaria”, relata o paciente, que também elogiou o atendimento dos profissionais que atuam na unidade.

Histórico

Com 15 anos de atividades, o Hospital de Emergência do Agreste é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento a vítimas de traumas de Média e Alta complexidade no interior do Estado. O estabelecimento atende pacientes na área da urgência e emergência de 52 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de pessoas vindas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

por Redação

Comentários comentar agora ❯