Skip to content

Contrução de estaleiro é anunciado pelo Governador Teotônio Vilela

  • Home
  • Alagoas
  • Contrução de estaleiro é anunciado pelo Governador Teotônio Vilela

Contrução de estaleiro é anunciado pelo Governador Teotônio Vilela

“Alagoas receberá a maior indústria da história do Estado”, disse o governador Teotonio Vilela Filho, nesta sexta-feira, 9, quando oficialmente anunciou à imprensa a vinda do Estaleiro EISA de Alagoas. Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o Grupo Synergy escolheu Alagoas para construir um estaleiro no município de Coruripe, que produzirá navios e plataformas.

Após dez meses de negociação com o governo de Alagoas, o empresário German Efromovich, presidente do Grupo Synergy, confirmou a instalação do estaleiro EISA Alagoas numa área de 2 milhões m², e garantiu o lançamento da pedra fundamental no início de 2010.

A localização privilegiada do estado de Alagoas quanto a posição geográfica, que atenderá o Oeste da África, beneficiou na decisão, segundo o empresário. Porém, German Efromovich também destacou outros motivos. “Alagoas mostrou confiança e segurança, foi um trabalho de união de todos os órgãos, onde não teríamos em outro lugar”, destacou.

O empresário anunciou que 18 meses após o lançamento da pedra fundamental, que ocorrerá no início de 2010, o EISA Alagoas estará apresentando o primeiro navio construído em solo alagoano.

Nos três primeiros anos de operação, serão criados 4.500 empregos diretos, mas que o empresário frisou é que para cada emprego direto são gerados mais cinco indiretos. Isso se confirma pelo planejamento apresentado pelo Grupo Synergy de serviços necessários, como a produção de 10 mil refeições ao dia, mil conjuntos de uniformes ao mês, 500 pares de botas ao mês, 1.500 pares de luvas ao mês, além do processamento de 13 mil toneladas de aço ao mês, produto essencial para a construção de navios e plataformas.

O governador explicou no início da entrevista coletiva que pretendia anunciar o empreendimento em Coruripe, mas, após uma reunião técnica na Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, realizada na manhã desta sexta-feira (9) teve a confirmação oficial do empresário sobre a instalação do estaleiro em Alagoas. “Hoje tenho absoluta segurança que o empreendimento é uma realidade, pois o processo está tão avançado que o EISA Alagoas participará da próxima licitação da Petrobras”, anunciou Teotonio Vilela.

Na ocasião, o secretário Luiz Otavio Gomes explicou que foram realizados estudos por três meses no solo da área de interesse, que comprovou a viabilidade técnica, além de todo o processo ter ocorrido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), e as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e da Infraestrutura.

O secretário também confirmou que até o final de outubro o governo do Estado terá o resultado da avaliação das áreas para depois iniciar o processo burocrático de desapropriação dos terrenos e envio do projeto à Assembleia Legislativa de Alagoas, com expectativa de resolver todas essas etapas até dezembro de 2009.

Quanto à mão de obra, o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão, demonstrou tranquilidade, pois o empresário garantiu que a pretensão é treinar moradores do município e da região. O prefeito parabenizou o trabalho do governo do Estado e comemorou a instalação de significativos empreendimentos, lembrando a construção do Itacaré Capital Partners e agora o estaleiro EISA Alagoas.

Sobre o grupo

Considerado um dos maiores conglomerados da América do Sul, o Grupo Synergy atua nos segmentos de aviação comercial, produção de petróleo e gás, geração de energia e construção naval. Concentrando sua força de mão-de-obra no Brasil, na Colômbia e no Equador, o grupo é responsável pela geração de mais de 15.000 empregos. Quanto à aviação, o Grupo Synergy possui e controla a maior companhia aérea internacional da Colômbia, a Avianca S.A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também