09 Fevereiro 2011 - 22:13

Depuradora vai beneficiar até 10 mil ostras por dia

Diego Barros/Agência Alagoas

A unidade de beneficiamento de moluscos instalada no município de Coruripe, no litoral Sul alagoano, vai garantir qualidade à ostra, um produto considerado nobre, e terá capacidade para beneficiar até 10 mil unidades desse molusco por dia.

De acordo com o superintendente Edson Maruta, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), a unidade é única no Brasil, já tem o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e está pleiteando o Selo de Inspeção Federal (SIF), para que possa enviar o produto a todos os estados do país.

“O prédio está pronto e aguarda apenas a instalação dos equipamentos, que já foram adquiridos e passam por um processo de logística até a instalação”, explicou o superintendente.

A depuradora de ostras, como o local está sendo chamado, recebeu 300 mil dólares de investimentos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A entidade faz parte do governo espanhol e é vinculada ao Ministério de Relações Exteriores daquele país.

Para conhecer as instalações e verificar como o prédio ficou após ser finalizado, dois membros da Aecid estiveram em Coruripe esta semana. Alejandro Muñoz Muñoz, diretor de Projetos, e Jesús Molina, novo coordenador da agência no Brasil, foram ao município acompanhados por técnicos da Seagri.

Parcerias

Eles estão em Alagoas para fortalecer a parceria da agência com o governo alagoano e acompanhar o andamento de alguns trabalhos. Os dois foram recebidos por alguns secretários de Estado e pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô.

Jesús Molina afirmou que deseja ter Alagoas como “um dos nossos principais parceiros na região, tendo em vista o potencial do Estado para o desenvolvimento de determinadas cadeias produtivas”.

Em Alagoas, a parceria com o governo teve início em 2007, a partir da articulação institucional promovida pelo governador Teotonio Vilela. Além da pesca e aquicultura, há trabalhos voltados para o fortalecimento do turismo na região do Rio São Francisco, parcerias com a Agência de Fomento de Alagoas (Afal) e fortalecimento institucional junto à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

“Também temos trabalhos em toda a América Latina, na África e em alguns países da Ásia, a exemplo das Filipinas e de Timor Leste”, destacou o diretor Alejandro Muñoz Muñoz.

Depuração garante segurança – A depuradora de ostras tem como parceiros, além do governo do Estado e da Aecid, a Prefeitura de Coruripe, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e o Sebrae/AL. De início, haverá o beneficiamento das ostras da Associação de Ostreicultores de Barreiros de Coruripe (Aobarco).

Mas, de acordo com o superintendente Edson Maruta, o objetivo é que toda a produção do Estado seja beneficiada lá. Em Alagoas, os principais locais onde se produz ostra são Palatéia, na Barra de São Miguel; Ipioca, em Maceió; Barreiros, em Coruripe; Porto de Pedras, e Barra do Camaragibe, em Passo do Camaragibe.

“Ao passar pela depuradora, temos a certeza de que a ostra se torna um alimento seguro, sem risco nenhum para a saúde humana. Assim, quando entrar em funcionamento, a unidade vai oferecer ao mercado a ostra de melhor qualidade do Brasil”, garantiu o superintendente Edson Maruta.

por Diego Barros/Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯