08 Novembro 2009 - 17:09

Projeto que isenta diabéticos do IR tem apoio de mais uma entidade

Assessoria
Maria de Fátima

A Associação Alagoana de Assistência aos Hipertensos e Diabéticos (AAAHD) é mais uma entidade a manifestar apoio ao projeto do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, que prevê isenção do Imposto de Renda para aposentados e reformados portadores de diabetes. Aprovado no Senado, o projeto já passou pela Comissão de Seguridade e Família da Câmara dos Deputados e está em análise nas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição, Justiça e de Cidadania da Casa.

O projeto do senador tem recebido apoio de associações e sindicatos que atuam em defesa dos diabéticos de todo o país e até do exterior. O mais recente foi da AAAHD, uma entidade que há dez anos trabalha visando à melhoria da qualidade de vida dos diabéticos alagoanos, que podem ultrapassar a casa dos 100 mil.

– Só com vontade política é que as coisas caminham em nosso país. Convivo com o drama dessas pessoas há bastante tempo e nunca havíamos visto um político em nossa defesa. Ter um representante alagoano no Senado, como Renan, permite que caminhemos em um rumo melhor – disse a presidente da AAAHD, Maria de Fátima da Silva.

A AAAHD nasceu com a finalidade de auxiliar os diabéticos no tratamento da doença, facilitar a aquisição de medicamentos e, principalmente, ofertar atividades físicas e terapêuticas, visto que, após o diagnóstico da doença, se identifica um acentuado número de casos com depressão e obesidade. Mas a falta de recursos e de apoio público e privado têm inviabilizado o cumprimento de suas metas.

Primeiro passo

Para a presidente da entidade, o projeto de isenção do IR é um passo importante de uma caminhada que, “com Renan à frente, será mais fácil; neste primeiro momento serão atendidos diabéticos com proventos suficientes para pagar imposto de renda, mas acreditamos que outros projetos voltados para a qualidade de vida de portadores da doença de baixa renda também receberão a atenção do senador”.

Maria de Fátima aproveitou para fazer um apelo ao senador e aos demais integrantes da bancada alagoana no Congresso Nacional, para que ajudem também aos diabéticos que dependem do SUS, pois estes, segundo ela, são os que mais precisam de políticas públicas. “Como parlamentar atuante e comprometido com seu povo, temos a certeza que o senador Renan vai liderar esta luta em defesa da nossa categoria”, concluiu.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯