08 Outubro 2019 - 13:24

Projeto de alunas do ensino integral concorre ao Prêmio Sebrae de Empreendedorismo

Divulgação
Projeto do xamou de palma e juá une sustentabilidade e empreendedorismo

A Escola Estadual Graciliano Ramos, de Palmeira dos Índios, foi uma das instituições selecionadas para representar Alagoas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, o qual visa reconhecer e premiar práticas de educação empreendedora em todo o país. A cerimônia que divulga os 12 projetos vencedores ocorre nesta terça-feira (08) em Florianópolis.

A unidade de ensino foi classificada na etapa regional do prêmio na categoria ensino médio, com o Projeto Integrador Cuidando da Saúde dos Cabelos, onde alunas da instituição desenvolveram um xampu 100% natural à base de palma e juá.

Além da Graciliano Ramos, Alagoas teve selecionados trabalhos da Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto da Silva, de Arapiraca, e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Santana do Ipanema. Ao todo, o Prêmio Sebrae escolheu 60 trabalhos em todo o país.

Xampu nordestino – Todas as unidades do Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) da rede estadual de Alagoas promovem com seus estudantes os Projetos Integradores (PIs), onde as turmas buscam desenvolver ações e soluções para demandas existentes em suas comunidades.

Na Graciliano Ramos, um grupo de alunas, todas moradoras da zona rural de Palmeira dos Índios, teve a ideia de desenvolver um xampu que é sustentável, higieniza e fortalece os cabelos, oferecendo ainda uma fonte de renda alternativa a pequenos produtores rurais da região.

O resultado não poderia ser melhor: por onde foi apresentado, o projeto ganhou elogios e premiações. Ano passado, foi premiado na Arena Empreendedora do Encontro Estudantil da Rede Estadual, e, no início de 2019, foi exposto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), a maior vitrine de jovens cientistas do país.

No segundo semestre do ano, mais dois reconhecimentos: a Menção Honrosa no Desafio Criativos da Escola, o qual premia projetos de crianças e jovens que transformam a realidade de suas escolas e comunidade e o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Empreendedorismo – A coordenadora do PI, professora Amparo Nunes, vai representar a escola na premiação. Ela fala da evolução do trabalho. “Por onde passa, o projeto tem recebido grande aceitação. Inclusive já o apresentamos para alunos da Universidade Estadual de Alagoas, a Uneal, e também recebemos um grande apoio do IFAL Palmeira dos Índios. Agora, as meninas buscam aperfeiçoar o produto”, adianta Amparo.

Estudantes da 3ª série do ensino médio integral, Sabrina Duarte, Daysiane Lopes e Paola Nunes integram o grupo que desenvolveu o xampu. Elas comemoram os resultados já alcançados pelo produto e dizem que, agora, o desafio é aumentar a sua durabilidade. “Nunca imaginamos chegar tão longe, valeu a pena todo o esforço”, afirma Daysiane. “Buscamos evoluir o projeto e aprendemos muito na nossa participação na Febrace”, complementa Sabrina. Paola conta que os familiares também apoiam a iniciativa das alunas. “Todos abraçaram a ideia e nos incentivam. A repercussão tem sido muito positiva”, relata.

Mérita de Cássia Ferro, uma das diretoras da instituição, também celebra o sucesso do projeto. “Ficamos muito felizes com a repercussão do PI, ainda mais pelo fato de ter sido uma ideia que partiu de nossas alunas. Isso só fortalece o trabalho realizado no ensino integral”, destaca Mérita.

por Agência Brasil

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.