08 Maio 2017 - 09:26

1ª edição do Jane's Walk em Alagoas discute segurança e infraestrutura urbana

Assessoria
Tendo como ponto de partida a praça do Centenário, os participantes realizaram paradas nas principais praças da capital maceioense

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) sediou a primeira edição do Movimento Jane’s Walk, neste sábado (6) em Maceió. O evento, que está inserido nas comemorações do Maio Amarelo, foi marcado por caminhada e uma pedalada em direção ao estacionamento do Jaraguá.

Presente em diversos países e cidades do Brasil, o movimento é inspirado nas ideias de Jane Jacobs, escritora e ativista urbana que na década de 1960 conseguiu mobilizar seus vizinhos e evitar a destruição de bairros tradicionais da cidade de Nova Iorque, onde vivia.

“É um movimento que acontece no mundo inteiro, e essa é a primeira vez aqui em Maceió. O objetivo dele é levar as pessoas a caminharem pela cidade, observarem o espaço em que elas vivem, para, com isso, interagirem e discutirem os seus problemas e seus potenciais”, ressaltou o assistente de trânsito do Detran/AL, Renan Silva.

Tendo como ponto de partida a praça do Centenário, os participantes realizaram paradas nas principais praças da capital maceioense para discutir a arquitetura, história, aspectos da mobilidade urbana sustentável, formação geográfica, memória, paisagem, sociabilidade, segurança e infraestrutura urbana.

“O excesso de automóveis está desumanizando a cidade e as pessoas estão perdendo a interação com os espaços públicos. As pessoas precisam enxergar a cidade com outros olhos e fazendo essa ação hoje, estamos chamando a atenção da sociedade para outros meios de transportes como a caminhada e a bicicletada que faz com que as pessoas interajam mais” destacou o ciclista e arquiteto Daniel Moura.

Após a caminhada, o evento foi marcado por apresentações musicais/culturais, bem como a elaboração de um mapa sensorial e coletivo da caminhada. Também aconteceu a produção de um graffiti com o rosto da Jane Jacobs e uma frase sua representativa de seus ideais.
 

por Agência Alagoas

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.