08 Fevereiro 2019 - 10:33

Detran/AL faz alerta sobre aplicativos falsos referentes à CNH digital

Lays Peixoto
Aplicativo verdadeiro é chamado de Carteira Digital de Trânsito (CDT) e está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Play Store

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) faz um alerta aos usuários que desejam obter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para ficarem atentos a aplicativos falsos que podem trazer prejuízos pessoais e ao aparelho. Desde a implantação do novo formato da habilitação, muitos condutores estão à procura e podem fornecer dados para plataformas que não são oficiais.

Para identificar o software verdadeiro, é essencial que ele esteja atento ao nome do aplicativo. A ferramenta oficial que foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável por distribuir os aplicativos ligados ao governo federal, é chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT). E é dessa forma, que é disponibilizada gratuitamente para download nas lojas virtuais Apple Store e Play Store (Android).

A chefe de controle de condutores do Detran/AL, Lisiane Rocha, salienta os benefícios do documento eletrônico, mas também solicita que os usuários fiquem atentos e desconfiem de aplicativos com informações distorcidas que podem trazer riscos. “O aplicativo é seguro e foi desenvolvido pelo Serpro. A CNH digital oferece maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários, mas é necessário ter atenção na hora de baixar o app, para não cair nas mãos de golpistas”, ressalta.

É importante lembrar que o aplicativo verdadeiro também engloba o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, que no momento está em fase de implantação em Alagoas e quando estiver disponível para os usuários a autarquia irá divulgar o procedimento para obtenção pelos canais oficiais do órgão.

Segundo a base de dados do departamento de trânsito, em todo o Estado de Alagoas cerca de 9.500 usuários utilizam o formato eletrônico da habilitação. Na capital, 5.870 alagoanos já instalaram o software que dá acesso à CNH digital. No interior, esse número chega a pouco mais de quatro mil. A maior emissão do documento digital é para os condutores da categoria “B”, destinada à condução de automóvel, e “AB”, para motoristas e motociclistas.

  

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯