08 Janeiro 2010 - 16:26

Secretaria de Saúde alerta para doenças típicas do Verão

Com a chegada do verão e o período de férias são comuns problemas de saúde como diarréias (causadas por infecções intestinais e/ou alimentos estragados) e desidratação, principalmente em crianças, que durante este período vão à praia e terminam tomando muito sol e nem sempre consomem alimentos bem conservados e adequados ao calor, favorecendo assim proliferação de bactérias no organismo. Em 2009, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) notificou mais 50 mil casos de doenças diarréicas agudas em Alagoas.

Segundo a pediatra da Atenção Básica da Sesau, Martha Accioly, as diarréias, são as principais causas de internações e consultas de crianças no verão, que podem ser causadas por viroses ou intoxicações alimentares. “É importante que os pais sigam algumas recomendações básicas como evitar que a crianças possam ingerir alimentos de origem duvidosa, principalmente com maioneses, e beber água sem saber a procedência, ficando assim atentos aos cuidados de conservação dos alimentos oferecidos na praia”, alerta.

Ainda de acordo com a médica, os principais sintomas da diarréia são idas repetidas ao banheiro com fezes moles ou aquosas e cólicas abdominais. Ela recomenda que por mais que pareça apenas uma indisposição passageira, a diarréia pode ser o sintoma de outros problemas mais sérios e por isso é importante que a criança seja levada ao médico e que beba líquido e sucos para não desidratar.

Cuidados: Para evitar a doença é fundamental seguir alguns cuidados como consumir água fervida, filtrada ou clorada utilizando o hipoclorito de sódio a 2,5% de forma adequada, em se tratando da população sem acesso a água potável; higiene pessoal, principalmente em levar bem as mãos, e alimentar; descartar alimentos que entraram em contato com água contaminada; acondicionar o lixo em recipientes fechados; e realizar limpeza e desinfecção periódica das caixas d’água, entre outras medidas.

Com o objetivo de diminuir os números de casos, a Sesau vem desenvolvendo ações em parceria com a atenção básica dos municípios para redução das diarréias e mobilizando a população sobre a prevenção e controle da doença, além de disponibilizar a distribuição de frascos do hipoclorito de sódio a 2,5% com orientações para as comunidades sem acesso a água potável para o consumo humano.

Sobre a desidratação a pediatra alerta que o principal sintoma é a sede com boca seca, ou pouca salivação. “O volume de urina também diminui e as crianças rapidamente ficam com os olhinhos fundos. E a prevenção da desidratação requer cuidados simples, como por exemplo, a oferta de líquidos várias vezes ao dia”, informa a médica, lembrando sobre a importância da vacina contra o Rotavírus em crianças menores de um ano, disponíveis nos postos da rede pública de Alagoas.

Segundo Martha Accioly, apesar de ser uma doença de fácil prevenção, a desidratação pode levar à morte. E em casos graves, a crianças pode entrar em coma e apresentar seqüelas. Nas desidratações leves, o tratamento oral, com a reposição de líquidos através do soro caseiro, é suficiente para deter o processo de perda de água pelo organismo. Mas tem caso da criança precisar de um tratamento com medicamentos para evitar o vômito e nos casos mais graves, a hidratação por soro via sanguínea.
 

por Sesau

Comentários comentar agora ❯