Skip to content

Alagoas ganha viaturas e armamento do governo federal

  • Home
  • Alagoas
  • Alagoas ganha viaturas e armamento do governo federal

Alagoas ganha viaturas e armamento do governo federal

O governador Teotonio Vilela Filho participou da solenidade de formatura da primeira turma do Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe) e da entrega de novas viaturas e equipamentos para o estado de Alagoas nesta quarta-feira (7), em Brasília. Dos 150 policiais que estavam formando, 50 são de Alagoas. Estiveram presentes também o ministro da Justiça, Tarso Genro; o secretário Nacional de Segurança Publica, Ricardo Balestreri, e demais autoridades de segurança.

“Alagoas cedeu estes homens e mulheres para participarem deste corpo de polícia que apoia todos os estados do Brasil. É um pessoal hoje de elite, altamente qualificado e que vai melhorar muito o nível do policiamento em nosso estado. Nós também teremos uma tropa de elite pronta para atuar a qualquer momento em prol dos alagoanos”, explicou Teotonio.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, explicou que Alagoas contribuiu e muito para a Força Nacional, cedendo 50 policiais para participarem da primeira turma do Bepe. Tarso Genro disse ainda que são policiais que impõem seu respeito sobretudo por cumprir a lei e a cidadania, e que estão prontos para atuar no Estado a qualquer momento.

O Curso – Por um ano, 150 policiais de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul foram submetidos a um intenso treinamento teórico e prático sobre o uso progressivo da força, tecnologia não letal, direção de veículo policial, atuação em estabelecimentos prisionais, policiamento ambiental, resolução de conflitos agrários, direitos humanos e saúde mental.

Agora, o grupo de policiais voltará para cada um de seus estados com um kit formado por dez viaturas caminhonetes, armas letais e não-letais, munição e equipamentos de proteção. Ao todo, foram investidos R$ 7,5 milhões.

Teotonio Vilela explica que o treinamento que receberam vai agregar ao trabalho já existente. “Eles passaram um ano na Força Nacional. E, estes homens estão voltando hoje para o Estado com tudo o que é necessário para que eles façam em Alagoas uma tropa para servir. E sempre que a sociedade precisar, o Bepe, que já fica na região de forma permanente, estará pronto e preparado para agir”, completou.

O governador ressalta que, além de equipamentos, estes policiais levam para Alagoas lições de cidadania que só tem a acrescentar no trabalho da polícia. “Os treinamentos não se limitaram ao preparo físico. Estudaram antropologia, direitos humanos, a filosofia da policia cidadã e, ao mesmo tempo, a polícia enérgica que, quando necessário, usa essa energia para o bem da sociedade”, frisou.

O soldado Chicuta, da Polícia Militar de Alagoas, que participou da turma de formação do curso dado pela Força Nacional, também compartilha da mesma ideia do governador de que o preparo contemplou ensinamentos voltados para a cidadania. “O respeito aos direitos humanos sempre esteve na pauta do nosso curso. As abordagens que nós fizemos, é tudo em prol dos direitos humanos, sempre respeitando. E a sociedade alagoana vai sempre lucrar com isso, assim como a polícia e todo o estado de Alagoas”, declara o soldado.

O Bepe — O Batalhão Escola de Pronto Emprego é um novo setor especializado da Força Nacional de Segurança Pública para o treinamento de policiais. A tropa é preparada para atuar de forma imediata em situações de grava crise.

Cada estado deve ceder os policiais por um ano, que retornarão aos locais de origem com todo o equipamento utilizado durante a capacitação, incluindo viaturas, armas letais e não-letais e equipamentos balísticos de última geração. A iniciativa visa disseminar tecnologia de ponta e conhecimento com foco principal na preservação da vida e no respeito aos Direitos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também