07 Agosto 2018 - 11:35

Cresce número de pessoas infectadas com HIV e Sífilis em Arapiraca

Ilustração
O teste é sigiloso e fica pronto em 20 minutos

A cidade de Arapiraca registrou mais de 80% no número de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana, conhecido como HIV, no primeiro semestre deste ano. Ao todo, são 43 casos confirmados contra 23 no mesmo período de 2017.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, já em casos de pessoas infectadas por Sífilis, que é uma infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual, os números subiram 516%.

"Gradativamente, mensalmente, a gente tem um número que vai aumentando de casos de HIV e Sífilis", afirmou Thaíse Cavalcante, diretora do Centro de Triagem e Aconselhamento.

Ainda de acordo com os dados do SINAN, houve redução de 25% do número de pessoas que vivem com HIV e que evoluíram para o quadro de Aids, que também interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O número de casos confirmados em 2017 são quatro a menos que no mesmo período do ano passado.

No município, profissionais do centro de triagem e aconselhamento da Secretaria de Saúde aproveitaram as ações da Semana Nacional da Saúde e realizaram o teste rápido na população. O teste é sigiloso e fica pronto em 20 minutos.

Segundo a psicóloga Liliane de Sena, caso o resultado seja positivo uma equipe de profissionais dá início ao acompanhamento da pessoa infectada. "A gente já começa a trabalhar o indivíduo a partir desse momento, até porque ele vem trazendo conceitos, muitas vezes, de forma errada. A prevenção é a forma mais adequada para que [eles] não sejam contaminados com outras doenças".
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯