07 Junho 2010 - 08:42

Defesa Civil do Estado realiza operação em Jacuípe

Ascom Semarh
Cidade foi fortemente atingida pelas chuvas do fim de semana

Integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Alagoas visitaram, no domingo (6), o município de Jacuípe para inspecionar os problemas causados pelo transbordamento do rio, que leva o nome da cidade, e inundou mais de 400 casas em aproximadamente sete vias públicas.

O grande volume de água começou a surgir ainda na madrugada. Apesar do alto número de residências atingidas, não houve nenhum caso de ferimento e apenas quatro famílias tiveram que ser transferidas.

Ao chegar em Jacuípe, a Defesa Civil encontrou dois oficiais do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Maragogi que inspecionavam toda a cidade e realizavam os procedimentos básicos para evitar outros problemas.

No fim da tarde deste domingo, o nível de água já estava consideravelmente baixo.

De acordo com o secretário municipal de Administração de Jacuípe, Manoel Marques, o problema que culmina na inundação é a grande quantidade de chuva na região de Ibateguara, onde fica localizada a nascente do Rio Jacuípe. “Quando chove naquela região e na região de Colônia Leopoldina, ocorre isso aqui. A última vez que a inundação aconteceu foi em 2000, e a situação tinha ficado muito pior do que hoje”, lembrou.

O tenente coronel Denildson Queiroz, da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, recolheu informações sobre a situação e orientou o secretário municipal sobre os próximos passos. “Registramos as famílias atingidas para tomar providências e também pedimos que funcionários da prefeitura monitorem a região de Ibateguara, para que possamos estar atentos caso o nível de água volte a subir”, informou o oficial.

O serviço de meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), havia previsto fortes chuvas em todo o litoral Norte de Alagoas.

Os informes dos eventos chuvosos foram repassados para a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, que acionou sua regional Norte. Após a confirmação das fortes chuvas e de transtornos causados no município de Jacuípe, órgão providenciou, de imediato, uma operação de reconhecimento e ajuda aos moradores atingidos.

O município de Jacuípe fica a 124 km da capital alagoana, próximo a cidade litorânea de Maragogi. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orientou ainda que o representante do órgão na região preencha o formulário de Notificação Preliminar de Desastre (Neprad) e que famílias próximas às áreas atingidas procurem ir para a casa de familiares. Nos próximos dias, guarnições do 2º GBM visitarão o local para realizar nova inspeção.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯