06 Novembro 2009 - 10:17

Portugal Ramalho recebe equipe do IOFAL para detecção do Glaucoma

O Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) está recebendo nesta sexta-feira(06), durante todo o dia, uma equipe médica do IOFAL ( Instituto Oftalmológico de Alagoas) para detecção de Glaucoma e outras patologias da visão como catarata, piterígio, estrabismo, entre outras, para atendimento aos pacientes, colaboradores, familiares do HEPR , bem como comunidade em geral, usuária do SUS. O programa que está presente em mais de 40 municípios de Alagoas, tem previsão para 400 atendimentos no dia de hoje. Dentre os requisitos para direito à consulta, a pessoa deve ter idade a partir de 40 anos, apresentar Cartão SUS, documentos de identificação e comprovante de residência.

Segundo o coordenador de campanha do IOFAL, Assis Born, detectado o Glaucoma ou outra doença da visão, o paciente receberá tratamento de imediato, levando para casa seu primeiro medicamento, que nas farmácias tem um custo médio de R$ de 120,00. “ O percentual de Glaucoma no Brasi é de 5%. Mesmo em se tratando de uma doença hereditária, o grupo maior de risco são pessoas da raça negra, diabéticas, portador de pressão alta ou algum trauma ocular”, esclarece.

Após essa primeira consulta, o glaucomatoso receberá acompanhamento a cada três meses. O programa prossegue até o mês de dezembro na sede do Instituto ou associações de bairros, igrejas e outras comunidades que se cadastraram ao projeto do Governo federal.

O IOFAL está localizado na Avenida Norma Pimentel da Costa, 918, Benedito Bentes. Os interessados também podem procurar o Instituto através do telefone 3374.9110.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯