06 Novembro 2009 - 10:49

Alagoas deve ampliar o número de Caps em 2010

Olival Santos
O Caps é um serviço comunitário que tem o papel de cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais

Alagoas deve ampliar até 2010 o número de Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Atualmente, o Estado conta com 42 Caps, distribuídos em 39 municípios alagoanos.

Os municípios de São Miguel dos Campos, Penedo, Delmiro Gouveia, Satuba e Canapi estão em processo de implantação e devem ser habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) no próximo ano.

O Caps é um serviço comunitário que tem o papel de cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes, no seu território de abrangência. Para ser habilitado, o município deve atender alguns critérios como, por exemplo, uma população acima de 20 mil habitantes.

Além disso, a atenção deve incluir ações dirigidas aos familiares e comprometer-se com a construção dos projetos de inserção social. Segundo especialistas, os Caps devem ainda trabalhar com a ideia de gerenciamento de casos, personalizando o projeto de cada paciente na unidade e fora dela, além de desenvolver atividades para a permanência diária no serviço.

Os profissionais que trabalham nos Caps possuem diversas formações e integram uma equipe multiprofissional de técnicos de níveis superior e médio.

Durante esta semana, o Ministério da Saúde lançou um pacote de medidas para melhorar o atendimento de pacientes com transtornos mentais e a assistência a usuários de álcool e outras drogas no País, com um investimento de mais de R$ 98 milhões para a saúde mental. O MS divulgou ainda os 18 estados brasileiros que foram habilitados com os novos Caps, que receberão recursos para execução dos serviços. O ministro José Gomes Temporão assinou uma portaria que aumenta em até 31,85% o valor das diárias pagas por pacientes internados em hospitais gerais.

“O Caps é um serviço de saúde que tem mostrado resultados no Brasil e em Alagoas. As ações realizadas se caracterizam por ocorrer em ambiente aberto, acolhedor e inserido na cidade e no bairro”, afirmou o gerente de Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Berto Gonçalo, ressaltando que os estados divulgados pelo Ministério da Saúde foram os que já estavam com os projetos no MS para habilitação dos Caps. “Alagoas ainda está em processo para implantação de novos Centros como é o caso dos municípios de São Miguel dos Campos, Penedo, Delmiro Gouveia, Satuba e Canapi”, informou.

por Ascom/Sesau-AL

Comentários comentar agora ❯