05 Novembro 2009 - 17:56

Hemoal leva Unidade Móvel para União

Assessoria

Além de funcionar até às 19 horas para coletar sangue dos candidatos voluntários que comparecem a sua sede, no bairro do Trapiche, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza até às 17 horas desta sexta-feira (5), em frente à Prefeitura de União dos Palmares, no bairro Centro, mais uma coleta externa. Para isso, uma equipe multidisciplinar da instituição, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal de apoio, estará captando doadores com a Unidade Móvel.

O candidato a doação de sangue deve estar bem alimentado, portar um documento de identificação com foto e ter entre 18 e 65 anos de idade. É imprescindível, também, que pesar no mínimo 50 kg e nem tenha contraído hepatite após os 10 anos, doença de Chagas, sífilis e Aids. No caso de lactantes e gestantes, a doação não é permitida e para os que irão repetir o gesto de solidariedade – que pode salvar no mínimo três vidas – o Ministério da Saúde estipula um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

De acordo com a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, todos os doadores são bem vindos, mas há um alerta para os de tipagem sanguínea “O Negativo”, que por serem doadores universais, são imprescindíveis em momentos de emergência. “Geralmente, durante essa época, as doações diminuem, segundo nossas estatísticas e, por isso, esperamos contar com a solidariedade da população, porque nunca é de mais lembrar que o sangue salva vidas, mas não é encontrado em farmácias, apenas por meio de um gesto cidadão”, salienta.

por Ascom / Sesau

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.