05 Setembro 2017 - 10:30

Detran coordena reunião para intensificar fiscalização de transporte escolar

Assessoria
Órgãos de controle buscam reduzir o índice de irregularidades com o transporte escolar em Alagoas

Preocupado com a regulamentação, controle e fiscalização do transporte escolar em Alagoas, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos Gouveia, coordenou na tarde desta segunda-feira (4), uma reunião com representantes de diversos órgãos e entidades para discutir ações de prevenção aos acidentes de trânsito com esse tipo de veículo.

Em sua fala de abertura, Antonio Gouveia falou sobre a importância da integração de todos os envolvidos na criação de um ambiente de cumplicidade, com propósitos que tenham como ponto nuclear salvar vidas. Na oportunidade, o gestor também ressaltou que será construída uma instrução normativa que irá apresentar o modus operandi de atuação de cada órgão.

“Nesta manhã, fomos surpreendidos por um acidente lamentável envolvendo um ônibus escolar no município de Craíbas deixando crianças feridas, e isso só reforça que precisamos agir para que acidentes como esse, e outros já registrados, sejam evitados. O intuito do Detran/AL também é capacitar e ofertar cursos de reciclagem destinado a esses motoristas, para que atitudes seguras sejam praticadas”, destacou o presidente da autarquia.

Segundo o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU), José William Gomes da Silva, a fiscalização do transporte é fundamental para que seja averiguado se o motorista possui a habilitação com a categoria adequada e se o veículo está em boas condições para circular, após ser submetido a uma vistoria veicular que irá verificar os principais itens de segurança.

O encontrou contou com a presença de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Controladoria Geral da União (CGU), Conselho de Segurança Pública (Conseg), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Tribunal de Contas da União (TCU). Além de técnicos do Detran/AL, das chefias de educação e segurança no trânsito, veículos e infrações.

Convênio

No próximo dia (25), durante um evento em alusão a Semana Nacional de Trânsito (SNT) que contará com a presença do Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, haverá a assinatura de um convênio de cooperação mútua com todos os órgãos de trânsito e de controle envolvidos nessa ação, que tem o intuito de reduzir o índice de irregularidades com o transporte escolar em Alagoas.

O Detran de Alagoas tem se mantido firme promovendo a integração com todos os órgãos de fiscalização e controle buscando de forma efetiva inibir os desvios de conduta, visando sempre o contexto de salvar vidas, reduzindo o índice de acidentes e tornando o trânsito um ambiente mais seguro e humano. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯