05 Setembro 2009 - 09:01

Alagoas poderá ter gerenciamento de resíduos

Os gestores das unidades públicas de saúde do Estado participaram, nesta sexta-feira (4), no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), da primeira reunião para a elaboração da Política de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Na oportunidade, a secretária adjunta da Saúde, Júlia Levino, informou que o primeiro passo para a implantação da política de gerenciamento de resíduos é conscientizar os servidores para que possam ser parceiros do projeto.

“Os resíduos são produzidos pelos servidores e, portanto, cada um deve contribuir para acondicioná-los corretamente, evitando acidentes e a contaminação do ambiente”, frisou Júlia Levino. A secretária adjunta chamou a atenção dos gestores para a responsabilidade de promover uma campanha educativa junto aos seus colaboradores, com o intuito de envolvê-los no projeto, que contará com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e que deve ser estruturado até 2010.

A presidente da comissão responsável pela elaboração da Política de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Valdete Oliveira Alves, salientou que, por dia, cada pessoa produz 1 kg de resíduos sólidos e, desse total, 3% são de serviços de saúde, que muitas vezes, não têm a destinação correta e afetam, diretamente, o meio ambiente e a saúde da população.

A comissão irá disponibilizar informações técnicas aos estabelecimentos de saúde, considerando a necessidade de reduzir o volume de resíduos produzidos, bem como, formular especificações que visem prevenir acidentes de trabalho e proteger o meio ambiente.

A Política de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde de Alagoas será elaborada com base nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respectivamente 258 e 358, que especificam como deverá ocorrer a classificação, fluxo e destino dos resíduos produzidos pelos hospitais mantidos pelo Estado, incluindo o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL).

Pioneirismo — A política de gerenciamento dos resíduos terá como projeto piloto o já desenvolvido pelo Hemoal, Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) e Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe, que integram a Hemorrede Pública de Alagoas, responsável pela política de sangue e hemoderivados no Estado.

O projeto foi desenvolvido pelo Comitê da Qualidade e as responsáveis pelo gerenciamento são as técnicas Edvânia Larangeiras e Jaqueline Fernandes, que também contribuirão com a equipe técnica que integra a comissão de elaboração da política de gerenciamento de resíduos, formada por Valdete Oliveira Alves, Maria Alice Gomes Athayde, Christiane Schimid Blatter Moreira e Maria Elisabete Vieira da Rocha, que representam, respectivamente, as superintendências de Gestão e da Participação Social, de Atenção à Saúde e a Diretoria de Vigilância Ambiental.

“Por meio da política de gerenciamento de resíduos os gestores das unidades passarão a seguir o que rege a RDC 306, que especifica como devem ser tratados os resíduos biológicos, químicos, rejeitos radioativos, resíduos comuns e perfurocortantes. Com isso, a Sesau irá uniformizar o tratamento dos resíduos dos serviços de saúde alagoanos, pois estaremos trabalhando norteados por uma legislação específica, além de contribuirmos com o meio ambiente e evitarmos que os servidores se contaminem ao manusear objetos contaminados”, explicou a integrante da comissão, Maria Alice Athayde.
 

por Divulgação

Comentários comentar agora ❯