04 Julho 2009 - 10:11

Estado vai criar política efetiva de combate às drogas

Ilustração

Dar voz ao povo. É com essa missão que o Fórum Estadual de Políticas Sobre Drogas será lançado nesta segunda-feira (6) pelo governo do Estado. A intenção do fórum é criar uma arena de discussão que tem como base a participação popular, pois segundo os organizadores, é a sociedade que sofre diariamente com os efeitos nocivos das drogas; por isso, é ela que deve opinar e apontar as possíveis saídas para o problema.

A solenidade de lançamento do fórum acontece nesta segunda (6), a partir das 9h, no Palácio República dos Palmares. O governador Teotonio Vilela Filho e o vice-governador José Wanderley Neto, acompanhados de secretários de Estado, vão apresentar à sociedade civil os moldes do fórum. O evento vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Um dos coordenadores do Fórum Estadual de Políticas Sobre Drogas, Erick de Oliveira, destacou a necessidade da participação popular para encontrar saídas integradas e reais que diminuam o efeito destrutivo das drogas na sociedade. Para o coordenador, além da participação do governo do Estado, Universidade Federal de Alagoas e organizações não-governamentais, as alternativas só teriam eficiência comprovada com o consentimento popular.

Dentro da programação serão debatidos aspectos como o cenário das drogas, a prevenção, o tratamento de saúde e os métodos e caminhos que levam as drogas até os jovens. “Toda essa construção servirá para apresentar uma política estadual de combate às drogas mais eficaz, que traduza na realidade o que a sociedade quer”, enfatiza Erick Oliveira.

Além do debate, o evento propõe, por meio de oficinas temáticas, a concretização de mecanismos preventivos, de tratamento, de recuperação e reinserção social do viciado. “Um perfil completo do mundo das drogas será desenhado pelo relato e estudos apresentados no fórum. A partir destas contribuições será definida uma rede institucional de combate às drogas”, diz o coordenador.

Ação preventiva será fortalecida

A rede que o Estado pretende construir é de total apoio para prevenir a inserção do jovem no mundo das drogas e até do tráfico. Erick Oliveira exemplifica que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ficará responsável pela prevenção nas escolas da rede, assim como a Secretaria de Estado da Saúde se responsabilizará pelo tratamento dos dependentes químicos, e assim por diante.

“Será uma rede que vai unir sete pastas do governo do Estado. Cada uma terá sua atribuição definida por sua competência institucional”, destacou o coordenador. Nas oficinas os organizadores prevêem a participação de 100 pessoas. Entretanto, diz Erick Oliveira, aproximadamente 2 mil participantes são esperados no fórum.

“Queremos ouvir o que a sociedade quer do governo”, explicou o coordenador.

 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯