03 Outubro 2009 - 20:45

Saúde fecha compra de 3,5 milhões de fitas e lancetas para pacientes com diabetes

Sesau-AL

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acaba de comprar por meio de processo licitatório, 5 mil glicosímetros (aparelhos utilizados para medição de glicose no sangue) e 3,5 milhões de fitas e lancetas, que serão destinados aos pacientes com diabetes para que eles possam realizar o teste de glicemia capilar, responsável pelo monitoramento e controle da doença.
A empresa vencedora do certame tem até o final do mês de outubro para entregar os insumos à Sesau.

Nesta sexta-feira (2), técnicos do Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos (Hipertensão e Diabetes) se reuniram com os representantes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, de Alagoas, para discutir ações sobre o monitoramento e controle da diabetes em Alagoas.

Segundo a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos (Hipertensão e Diabetes), Ana Porto, a Sesau em parceria com a Sociedade Alagoana de Endocrinologia vai intensiificar ações com o objetivo de evitar que os pacientes com diabetes possam desenvolver outras doenças, como por exemplo, o pé diabético.

“A diabetes é provocada pela deficiência na produção da insulina no organismo humano, que pode ocasionar sintomas agudos e complicações crônicas, a exemplo do pé diabético, que é uma das maiores causas de internação no Hospital Geral do Estado (HGE)”, explicou, Ana Porto, acrescentando que atrelado à distribuição de insulina e de medicamentos para o tratamento da doença, os alagoanos passarão a contar com um programa pleno de controle da doença, cujo distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas.

Ainda de acordo com a gerente, a equipe técnica do Programa Estadual de Controle do Diabetes e Hipertensão irá treinar os gestores municipais e a equipe multidisciplinar da Atenção Básica para o atendimento aos portadores da doença.

“Eles irão monitorar a quantidade das fitas e lancetas a serem distribuídas aos pacientes e como se dará a cessão dos glicosímetros aos usuários, os quais serão monitorados por meio de um chip, que irá averiguar como ocorrerá a manipulação dos equipamentos e insumos,” afirmou Ana Porto.

Segundo ela, para que os usuários do SUS possam ter acesso ao Programa de Controle do Diabetes será necessário que os gestores municipais implantem o Sistema Hiperdia, criado pelo Ministério da Saúde para acompanhar o número de diabéticos nos municípios brasileiros.

“A Sesau irá disponibilizar os insumos e equipamentos, mas focará o investimento em ações preventivas e de acompanhamento dos pacientes, promovendo, inclusive, a atualização contínua dos endocrinologistas”, afirmou.

O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, seccional de Alagoas, Edson Perrotti, ressaltou o empenho do Governo do Estado no tocante à efetivação do Programa para Controle da Diabetes.“Estou impressionado com o empenho da gestão da saúde estadual em tornar uma realidade este programa, que significa a melhor forma de controlar a doença, já que atualmente o atendimento aos diabéticos está muito aquém de como deveria ser”, afirmou.

A diabetes representa um alto índice de morte e incidência da doença, além de ter alto custo social e financeiro para a sociedade e os sistemas de saúde. O reconhecimento desse impacto crescente vem determinando a necessidade dos serviços públicos de saúde se estruturarem adequada e criativamente para conseguir enfrentar o problema com eficácia e eficiência.
O Hiperdia é um sistema informatizado que permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à hipertensão arterial e Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, gerando informações para os gerentes locais, gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

O acompanhamento e o controle da hipertensão arterial e do diabetes mellitus no âmbito da atenção básica poderá evitar o surgimento e a progressão das complicações, reduzindo o número de internações hospitalares, bem como a mortalidade devido a esses agravos.

Sintomas – A diabetes se caracteriza por níveis altos de glicose no sangue. Os principais sintomas da doença são: sede excessiva, aumento do volume da urina, fadiga, fraqueza, perda de peso e aumento de apetite, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Para conviver com a doença, que não tem cura, o paciente deve manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em consequência do mau controle da glicemia, que pode acarretar retinopatia diabética (alterações na retina), nefropatia diabética (funcionamento dos rins), neuropatia diabética (lesões nos nervos), pé diabético, infarto do miocárdio a acidente vascular cerebral, além de infecções.

por Sesau-AL

Comentários comentar agora ❯