03 Abril 2020 - 16:20

Alagoas recebe mais de 7.200 testes para detecção do covid-19; resultado sai em 20 minutos

Igor Nascimento
Mais de 7.200 testes rápidos foram recebidos do MS e enviados às unidades de saúde pela Sesau

O estado de Alagoas recebeu do Ministério da Saúde mais de 7.200 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. O exame, nesse primeiro momento, será destinado apenas para profissionais de Saúde e Segurança que estão atuando juntos para impedir o avanço da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o objetivo é diminuir o afastamento destes profissionais que estão atuando na linha de frente contra os efeitos do novo coronavírus no estado como médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e guardas civis, entre outros.

Assim que recebeu os testes, a Sesau distribuiu os materiais nas unidades de saúde que são as referências de atendimento tanto em Maceió, quanto em outras cidades como Arapiraca e Palmeira dos Índios, por exemplo. Outros municípios devem receber os exames já nos próximos dias.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, os testes rápidos representam um novo suporte no combate ao coronavírus: “Ao atender profissionais que atuam nos serviços de saúde e segurança, temos a certeza de que estamos contribuindo efetivamente para diagnosticar, de forma célere, quem está trabalhando diretamente nesse front para mitigar os efeitos da Covid-19 em nosso Estado”.

Com resultado em até 20 minutos, os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta, para detectar a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus.
 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • Penedense Oportunamente, gostaria que chegasse em nossa cidade (Penedo) mascara e álcool gel, pois desde que essa epidemia chegou no Brasil, que está faltando, tais itens no mercado, já que as autoridades locais demonstram, ao menos em palavras, uma extrema preocupação com o povo. Obrigado desde já!