03 Fevereiro 2020 - 16:01

Faculdades em Maceió oferecem bolsas de estudo para o primeiro semestre

Divulgação

Com o encerramento das inscrições do Prouni neste sábado (01), muitos alunos estão aguardando os resultados, ansiosos para saber se vão conseguir sua vaga na universidade com bolsa de estudos. No Alagoas, o programa distribuirá 883 bolsas integrais e 811, parciais. Porém, a concorrência é grande. Alunos que não conseguiram atingir uma nota satisfatória ou que não possuem condições de arcar com os custos de uma universidade privada, podem perder a esperança de prosseguir com os estudos no ensino superior e acreditam que precisarão aguardar as vagas remanescentes ou até aguardar o próximo ano para tentar novamente o ingresso com bolsa de estudos. 

O que muitos não sabem é que muitas universidades oferecem outras alternativas para facilitar o ingresso para os estudantes que não conseguiram ingressar com o Prouni ou Fies. Para fechar suas turmas com sala cheia, elas optam em oferecer vagas com bolsa de turmas que ainda não estão completas. Assim, suas chances de aumentar as turmas aumentam e não é necessário que o estudante espere mais um ano para começar a estudar.

Dentre as faculdades em Maceió que oferecem bolsa, estão a Uninassau, UniFCV e Estácio de Sá. Dentre outros cursos em Maceió, elas oferecem bolsas de estudo para Enfermagem, Administração e Direito.

O levantamento foi feito pelo site quero.com, plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior. Ao acessar o site, o estudante consegue fazer de forma simples uma busca sobre todas as vagas disponíveis na região onde mora e os percentuais de desconto oferecidos pelas instituições de ensino.

O crescimento da oferta de vagas e uma política cada vez mais intensa de oferecer bolsas de estudo permitiu a Mariana Paulino se tornar jornalista. Primeira na família a concluir uma faculdade, ela é hoje Analista de Comunicação em um grande grupo educacional, em São Paulo. Assim que começou a trabalhar na área para a qual se formou viu seu salário aumentar 40% em relação a sua renda mensal antes da graduação. Com apenas três anos de carreira e aos 26 anos de idade já concluiu uma pós-graduação e vê as possibilidades profissionais crescerem.

“Quando eu olho pra trás, eu vejo tudo positivamente. Eu trabalhava para pagar metade da mensalidade e minha mãe pagava a outra metade. Ainda assim o dinheiro quase não dava. Com a bolsa, passou o receio de não conseguir levar o curso até o fim. Agora, depois de formada e trabalhando na área, a situação financeira e as perspectivas profissionais mudaram bastante e podem melhorar ainda mais”, explica.

Assim como Mariana, 450 mil pessoas ingressaram em faculdades de todo o país graças às bolsas de estudo oferecidas via plataforma Quero Bolsa, que tem, inclusive, ajudado a população adulta a realizar o sonho da graduação seja para empreender ou impulsionar a carreira. Pesquisa realizada com bolsistas beneficiados pela plataforma constatou que 59,5% têm acima de 25 anos de idade. Nessa faixa etária, apenas 15,7% da população brasileira concluiu o ensino superior, segundo o IBGE. 

“As bolsas de estudo têm demonstrado um grande poder de inclusão de pessoas no ensino superior ao mesmo tempo que têm se tornado uma forma das instituições de ensino enfrentarem a ociosidade, que permanece acima de 50% pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o último Censo da Educação Superior”, conclui Marcelo Lima, especialista em Educação Superior no Vale do Paraíba.
 

por

AquiAcontece.com.br © 2016 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do AquiAcontece.com.br.