02 Outubro 2009 - 10:55

Lançamento de campanha contra a aftosa será sábado

Tércio Cappello
Hibernon Cavalcante alerta que a campanha não será prorrogada

O governador Teotonio Vilela Filho fará o lançamento oficial da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2009, neste sábado (3). A cerimônia está marcada para 9h, na Fazenda Recanto, em Chã Preta.

Cerca de 1,17 milhão de bovinos e bubalinos devem ser vacinados no Estado durante esta campanha, que teve início do último dia 1º e vai até o dia 31. “A vacina é a única forma de proteger os animais contra a febre aftosa e os produtores já estão conscientes disso”, esclareceu Hibernon Cavalcante, diretor presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Cavalcante diz que é por tal motivo que ainda acredita, mais uma vez, que Alagoas vai superar os índices de vacinação das etapas anteriores.

Hibernon Cavalcante alerta que a campanha não será prorrogada e durante sua realização o trânsito de bovinos e bubalinos fica restrito aos que já foram vacinados. “Os criadores devem ficar atentos também aos prazos para essa movimentação. Os animais que receberem a 1° dose da vacina só poderão transitar 15 dias depois de vacinados. Os que receberem a 2° dose, sete dias após a vacinação. A partir da 3° dose, os animais podem transitar a qualquer momento após a vacinação”, explica.

Além de vacinar, os criadores têm ainda que informar a vacinação. A declaração deve ser feita com a nota fiscal de compra da vacina, no escritório da Adeal, no município da propriedade. O prazo para declaração vai até o dia 15 de novembro.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯