02 Setembro 2009 - 06:22

Prefeitura e Ifal vão construir Telecentro no Jacintinho

Uma parceria entre o Município e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal) vai viabilizar a construção de um telecentro, ao lado do Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho. Três secretarias municipais estão empenhadas na realização deste projeto, que atenderá os jovens da comunidade.

O Ministério da Educação (MEC) é o articulador da política nacional de inclusão digital, por meio do instituto. O projeto já teve sua fase piloto executada pelos professores do Ifal. A próxima etapa é sua evolução para ampliar o alcance social.

O local será administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que manterá ligação com as escolas da rede. Ela também assumirá a capacitação dos professores do Ifal, que irão ser habilitados para ensinar alunos portadores de doenças auditivas. O instituto desenvolverá as atividades de ensino por conta da formação em tecnologia e da necessidade de colocar seus alunos para estagiar.

O secretário Ricardo Valença destacou que, com a implantação de 50 computadores, será possível atender a uma demanda de jovens que precisam complementar sua formação.

“O telecentro representa a inclusão social dos jovens do Vale do Reginaldo, Jacintinho e adjacências, que terão um local para serem capacitados e oportunidade no mercado de trabalho”, explicou Ricardo.

A sala será construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra). O secretário Mosart Amaral acompanhou os detalhes da apresentação do projeto ocorrido no Ifal.

Ele lembrou que o terreno indicado para a obra já é de domínio do Município, o que pode acelerar a obra. A parte legal do processo será avaliada pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU).

Esta é a primeira vez que o Ifal, por meio de um projeto de formação, conta com a participação do município. A disposição do reitor Roland Gonçalves é de que a parceria entre o instituto e o município possa se ampliar.
 

por Semed

Comentários comentar agora ❯