A- A+
Enviar Imprimir
 
INFORME PUBLICITÁRIO
17/02/2017 09:12

Auditores acompanham sistema de distribuição de carnês do IPTU

Nesta quinta-feira (16), o auditor fiscal da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Lúcio Calheiros, visitou, junto com representantes dos Correios, os Centros de Distribuição (CDD) Ponta Verde, Maceió e Barro Duro para acompanhar como está a operação de entrega dos carnês de IPTU 2017.

Os carnês do IPTU 2017 começaram a ser distribuídos pelos Correios aos contribuintes de Maceió desde 20 de janeiro, e o trabalho já está praticamente concluído. Em menos de 15 dias, o CDD Ponta Verde, por exemplo, já bateu a meta de 100% de entregas, o que representa mais de 40 mil carnês enviados aos contribuintes.

De acordo com Delvais Souza, assistente comercial dos Correios em Alagoas, o bom resultado é fruto do estreitamento nas relações entre a empresa e a Semec, além da confecção e entrega antecipada dos carnês. “Houve avanços, comparando o ano passado com este ano. Tivemos um prazo maior porque recebemos com bastante antecedência o material. Tivemos um grupo de trabalho que envolvia diversos órgãos, tanto da Prefeitura como de outras esferas, para minimizarmos as falhas nos endereços cadastrados para entregas e isso já facilitou muito o trabalho”, destacou Delvais. Ela esteve acompanhada do assessor do Gabinete dos Correios em Alagoas, Robson Nunes.

Entre os problemas citados que causam devolução de carnês, estão pessoas que não atualizam seus cadastros junto à Prefeitura, que mudam os números das residências ou, ainda, ruas e logradouros com a mesma identificação.

Segundo Lúcio Calheiros, auditor fiscal da Semec, as lacunas já estão sendo identificadas e as soluções amadurecidas para minimizar as falhas no processo de entrega dos carnês. “Vale destacar que ainda que o carnê do IPTU não venha no nome da pessoa, ela receba o carnê porque o débito está relacionado à inscrição municipal. Ou seja, o débito é do imóvel, não importando em nome de quem chegue o carnê. Acontece muito de quem compra o imóvel não formalizar o processo no cartório e na Prefeitura e assim, não nos permite atualizar os dados no nosso sistema. É importante regulamentar isso para estar assegurado em todos os sentidos, inclusive da propriedade do imóvel”, destacou Lúcio.

O CDD Maceió e o CDD Barro Duro também já finalizaram as entregas. Nos casos de devolução, a Semec está com uma equipe trabalhando para identificar o problema e ir até o imóvel para realizar os ajustes necessários.

“Essa boa comunicação, esse relacionamento com os Correios, inclusive estas visitas, permitem-nos ter uma visão mais ampla de como funciona o trabalho na prática e onde precisamos melhorar, buscando soluções conjuntas para as novas experiências que possam vir”, complementou o auditor fiscal.

Este ano, foram distribuídos cerca de 240 mil carnês de IPTU, o que cria uma expectativa de mais de R$ 106 milhões em arrecadação. O vencimento da cota única continua com a data de pagamento em 31 de março e com 10% de desconto. Os contribuintes contam também com a comodidade de cadastrar o boleto em débito automático no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Além de receber em casa, a população também conta com o acesso on line aos boletos, pelo site www.maceio.al.gov.br/smf. A cobrança do IPTU é determinada pelo Art. 156 da Constituição.

Mais informações pelo teleatendimento da Semec pelo número 3315-2553 ou 3315-3604.

por Secom - Maceió

 

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

comentários

Nenhum comentário ainda

 
 
 
  • Cadastre-se para receber novidades do Aqui Acontece
  • carta
  • cadastrar
 
Avenida Antonio Candido Toledo Cabral, 149
Dom Constantino Penedo - AL
Fone: (82) 3551 5091
contato@aquiacontece.com.br