A- A+
Enviar Imprimir
 
INFORME PUBLICITÁRIO
05/01/2017 18:46

Hemose contabiliza 25.155 doações de sangue em 2016

O número de doadores de sangue em Sergipe aumentou no fim de 2016. Somente em novembro e dezembro, o Centro de Hemoterapia (Hemose) coletou 3.988 bolsas de sangue. Já no acumulado do ano, de janeiro a dezembro, foram efetivadas 25.155 doações, com um acréscimo de 400 doações em relação ao mesmo período de 2015, que registrou 24.755 doações.

Uma das razões para esse crescimento no último bimestre foi o número de doadores de reposição, que procuram o serviço para atender ao pedido de pacientes em tratamentos, com ênfase para àqueles com diagnósticos de leucemias, mieloides e anemias agudas, entre outras enfermidades.

“Passamos por um ano que foi muito delicado, especialmente no aspecto financeiro. Graças à somação de esforços de todos, vencemos as dificuldades e mantivemos o atendimento da hemorrede do Estado”, declara a superintendente do Hemocentro, Rossana Maria Cahino Pereira.

De acordo com a gestora do Hemose, a presença da população e dos parceiros, como Associação Gloriense de Doadores de Sangue, Marinha do Brasil e Escolar Sangue Bom, colaborou com a manutenção dos estoques durante os últimos meses do ano, especialmente nas celebrações de Natal e Ano Novo.

“Nesses períodos de festas as pessoas ficam mais expostas, por isso, é importante manter o fluxo de voluntários através da conscientização sobre a importância da doação e da convocação de voluntários de sangues raros, com Rh negativos”, pontuou, lembrando que a rede hospitalar tem pacientes que usam sangue diariamente. “Temos que distribuir esse sangue de forma ininterrupta”, frisou Rossana.

O capitão de fragata da Capitania de Portos de Sergipe, João Batista Barbosa, faz questão de acompanhar os militares durante as doações, e nessa última ação de 2016, não foi diferente. “Estimulamos nossos marinheiros a cada três meses para colaborar com a sociedade, com mais esse serviço, que tem uma importância vital para pacientes assistidos na rede hospitalar”, ressaltou.

“Sou doador e tenho orgulho de poder contribuir com o Hemose. Para onde eu vou carrego comigo essa bandeira, em defesa da vida e da solidariedade com todos os nossos irmãos da nação brasileira”, destacou Onildo José de Souza Silva.

Segundo o diretor da Associação Gloriense de Doadores, David Sales, contribuir com a vida está no sangue do sertanejo. “Quando falamos em doação em Nossa Senhora da Glória temos doadores espalhados em vários pontos da cidade. O sertanejo é um povo forte e solidário por natureza. E nos meses com mais necessidade fazemos questão de organizar os grupos para doar”, revelou.

Já o grupo de profissionais que trabalham com o transporte escolar criou a campanha ‘Escolar Sangue Bom’, com o intuito de incentivar a doação entre eles e junto aos clientes. “Somos 250 profissionais permissionários que trabalham com o transporte escolar na capital. Através dessa campanha iremos colaborar com as centenas de pacientes no estado que necessitam de transfusão de sangue”, salientou Altran Cruz, um dos coordenadores da ação.

Serviço

O Hemose está localizado na Avenida Variante 1, S/N, Bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174. 

por Agência Sergipe

 

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

comentários

Nenhum comentário ainda

 
 
 
  • Cadastre-se para receber novidades do Aqui Acontece
  • carta
  • cadastrar
 
Avenida Antonio Candido Toledo Cabral, 149
Dom Constantino Penedo - AL
Fone: (82) 3551 5091
contato@aquiacontece.com.br