A- A+
Enviar Imprimir
 
INFORME PUBLICITÁRIO
08/12/2011 07:26

Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição foram festejadas nesta quinta, 08

Rafael Medeiros - aquiacontece.com.br

Devotos depositam suas oferendas no mar


Os primeiros raios de sol da manhã desta quinta-feira, 08 de dezembro, iluminaram um espetáculo de religiosidade e devoção em várias praias alagoanas. Adeptos do candomblé e simpatizantes da cultura afro esperaram o raiar do sol para depositarem suas oferendas à Iemanjá ou Yemoja, orixá proveniente de uma nação chamada Egbá, na Nigéria, onde existe um rio com o mesmo nome.

Na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, várias pessoas depositaram flores, frutas e alfazemas em homenagem a Iemanjá. Nas praias do Miai e Pontal do Coruripe as oferendas também foram depositadas em um grande barco totalmente decorado em homenagem a Iemanjá que em sua imagem segura um leque de metal e um espelho. O orixá tem diversos nomes referentes à diversidade e às diferentes profundidades dos trechos do rio "Yemoja".

Iemanjá representa a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos deste apetrecho, constam a lua e a estrela. Durante as celebrações religiosas muitas mulheres recorrem à deusa das águas pelo fato de não poderem engravidar, já que Iemanjá é considerada uma entidade simbolizada pela fertilidade.

Catolicismo

No catolicismo também é celebrada neste dia 08 de dezembro o dia de Nossa Senhora da Conceição. Várias cidades param neste dia em homenagem ao título dado à Imaculada Conceição. Os festejos dos prosélitos católicos é mais um dogma da Igreja Católica sobre a concepção de Maria, mãe de Jesus.

A Santa é padroeira de alguns países e várias cidades brasileiras, entre elas a capital sergipana, Aracaju, que festeja a data com feriado municipal. Uma das celebrações mais famosas do mundo é realizada no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa que também é conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

Comércio

Devido ao feriado desta quinta-feira, 08 de dezembro, o comércio de Penedo funcionará somente até as 12 horas. O funcionamento neste dia foi fruto de um acordo estabelecido entre o Sindicado Lojista de Penedo (Sindilojas), Prefeitura, Diocese de Penedo e Sindicato do Comércio. As agências bancárias do município fecharão nesta quinta, voltando a prestar atendimento aos clientes somente na próxima sexta-feira (09). Os órgãos e repartições públicas também não terão expediente neste dia 08, sendo o funcionamento normalizado na sexta, quando não será decretado ponto facultativo como em anos anteriores.
 

por Rafael Medeiros

galeria

 

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

comentários

  • denunciar Denunciar jeferson em 08/12/2011 12:12

    Eita povinho q gosta d sujar as praias, vcs deveriam dar exemplos e não poluir ainda mais a natureza com esses presentinhos baratos. Tomem juízo e lembrem-se que só existe 1 Deus, e não yemanjá e outros santos. Mundiceiros...

  • denunciar Denunciar Ana Maria Barbosa Oliveira em 08/12/2011 14:32

    povinho é tu que não sabe do que ta falando por que vc não procura uma ocupação e para de criticar o que VC não conhece PS cada um acredita na crença que quer ouviu Mundiceiro.

  • denunciar Denunciar Preconceito em 08/12/2011 16:47

    Pessoa preconceituosa deveria esta em uma escola estudando, ignorante respeite as diferenças, o seu direito termina quando o do outro começa

  • denunciar Denunciar Valquiria em 08/12/2011 19:32

    Salve Salve Iemanjá , q ela nos abençõe e nos proteja sempre.

  • denunciar Denunciar carlos em 08/12/2011 23:00

    viva nossa senhora da conceição, viva a rainha domar yemanja , viva o rei dos reis jesus cristoo!

  • denunciar Denunciar BRUNO em 08/12/2011 23:20

    VIVA AS DIFERENÇAS VIVA LEMANJÁ RAINHA D MAR

  • denunciar Denunciar adolfo em 09/12/2011 13:06

    nenhuma das duas existem (só Deus!!)7e9

  • denunciar Denunciar dj em 11/12/2011 00:26

    só há um deus e um só mediador entre deus e os homens e esse é jesus que morreu por nos na cruz e vocês ficam adorando idolos e espiritos . busquem o verdadeiro deus o unico que pode salvar e nos livre do inferno .