A- A+
Enviar Imprimir
 
INFORME PUBLICITÁRIO
21/02/2011 16:11

Ibama embarga fábricas de gelo e galpões no Peba

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.br

Fábricas de gelo do Pontal do Peba foram embargadas

Duas fábricas de gelo e dois galpões para beneficiamento de pescado situados na praia do Pontal do Peba foram embargados durante operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). A informação passada por e-mail à redação do portal de aquiacontece.com.br por moradores da praia situada no município de Piaçabuçu foi confirmada nesta segunda-feira, 21, por funcionários do Ibama em Alagoas.

De acordo com o chefe da divisão ambiental do Ibama/AL, Giovanni Pacelli, a operação foi deflagrada em nível nacional para fiscalizar indústrias de beneficiamento de pescado, com visitas  nos dias 15 e 16 deste mês aos municípios alagoanos situados no Litoral Sul (Piaçabuçu e Coruripe) e no Litoral Norte (Japaratinga e Maragogi). No Pontal do Peba, os embargos aconteceram por falta de licenciamento ambiental dos quatros estabelecimentos, todos fechados durante a operação realizada com apoio do Batalhão de Operações Ambientais (BPA), unidade da Polícia Militar de Alagoas.

Segundo Rivaldo Couto, coordenador de operações do Ibama/AL, não houve resistência por parte dos trabalhadores encontrados em condições insalubres, principalmente em um dos galpões instalados à beira-mar no Pontal do Peba. “Todos os efluentes e resíduos eram jogados diretamente no mar, causando poluição, mau cheiro, além de ser uma construção irregular que inclusive impede o acesso à praia”, acrescentou Rivaldo, frisando a falta de condições sanitárias no manuseio de camarões e peixes que vão parar na mesa dos consumidores.

Sobre as fábricas de gelo, uma delas já havia sido notificada por falta da licença ambiental, mas não respeitou a proibição de funcionamento e voltou a operar, descumprindo o embargo, conforme Rivaldo Couto. Para solucionar as irregularidades, há projeto pronto para construção de um entreposto de pescado no Pontal do Peba, investimento do governo federal que reunirá no mesmo local a fabricação de gelo, o armazenamento do pescado em câmaras frigoríficas adequadas e ainda o beneficiamento de peixes, moluscos e crustáceos.
 

por Fernando Vinícius

 

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do aquiacontece.com.br ou de seus colaboradores. Dê sua opinião com responsabilidade! Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

  • denunciar Denunciar Wandisson em 21/02/2011 16:38

    Este IBAMA só serve pra isso mesmo, pra atrasar a vida dos trabalhadores, afinal porque vcs não procuram uma forma amigável de se resolver os problemas. Juntamente com uma solução e apoio às comunidades e empresas? a solução é sempre esta, A população não pode viver se o comércio está de portas fechada! Se for proibir tudo o que causa contaminação e poluição, feche todas as fábricas do País e parem o trânsito pois eles também poluem o Planeta! Ora bolas, vão catar coquinho...

  • denunciar Denunciar muito bem em 21/02/2011 18:09

    PARABENS!!! ERA PRA ACONTECER ISSO MESMO... PASSA ANO, E ENTRA ANO, E ERA A MESMA COISA.. COITADOS DOS BAIANOS, QUE COMEM ESTES CAMARRÔES....

  • denunciar Denunciar nal da colonia de piaçabuçu- al em 21/02/2011 19:17

    A DIFICULDADE DE MONTAR UM ENTREPOSTO PARA TRABALHAR DE FORMA LEGAL É TAO GRANDE QUE AS COLONIAS DE PIAÇABUÇU ESTAO DESDE 2008 ESPERANDO PELO PROJETO DO GOVERNO PRA BENEFICIAR O PEIXE E O CAMARAO DO MUNICIPIO,SERA QUE O IBAMA TROUXE SOLUÇAO PARA ESSAS PESSOAS ENQUANTO O GOVERNO FAZ SUA PARTE?

  • denunciar Denunciar Denison teixeira em 21/02/2011 22:38

    A frabrica de gelo fechada no pontal do Peba tente desde 2008 a lincença ambiental e primeira multa foi devido tentar se regularizar. Tente alguem lincença de um orgão publico.. As autoridades so serve para receber o salario pago pelo povo.....

  • denunciar Denunciar Ednaldo Fernandes em 22/02/2011 08:31

    Será que o IBAMA é tão eficiente quando se tratar de \"barões\" da pesca, que vem acabando com a fauna e a flora marinha? será que o único caminho é embargar, ou este é o mais fácil, só existe estas fábricas de gêlo do Peba sem licença? porque o próprio IBAMA não ajuda os proprietários a se regularizarem? c/certeza eles já procuraram o proprio órgão e as dificuldades foram tantas que não conseguiram a liçença, SE O IBAMA QUER TRABALHO PROCURE FECHAR TODAS AS FÁBRICAS DE GÊLO DO NOSSO LITORAL.

  • denunciar Denunciar Ednaldo Fernandes em 22/02/2011 08:36

    SAe o IBAMA realmente quer fechar às fábricas de gêlo que não possuem licença ambiental, vai ter muito o que fazer, pois o nosso litoral está cheia delas, inclusive aqui em Maceió, tem uma em Jarágua, bem nas barbas deles, Paripueira, Barra de Santo Antonio, Porto da Rua e por aí vai... esta cultura de fechar p/penalizar os proprietários que tanto investiram tem que acabar, procurem multar e fechar as usinas que tana destruição trouxeram e trazem até hoje ao Estado de Alagoas.

  • denunciar Denunciar Ednaldo Fernandes em 22/02/2011 08:41

    ALÕ PESSOAL DO IBAMA, SE QUEREM MESMO MOSTRAR TRABALHO, AQUI VAI UMA SUGESTÃO, MANDEM ABRIR UM ACESSO À PRAIA DO GUNGA E MULTEM O SEU PROPRIETÁRIO, NA PESSOA DO SR. NIVALDO JATOBÁ, QUE VEM DESAFIANDO VOCÊS HÁ ANOS E VOCÊS FAZEM VISTA GROSSA, PRIVATIZOU Á PRAIA E FICOU POR ISSO MESMO, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS, OU VOCÊS TEM MEDO PORQUE ELE É RICO? AO MEU VER É O QUE PARECE.

  • denunciar Denunciar CABUENTA em 22/02/2011 09:39

    O IBAMA precisa visitar Piaçabuçu/AL aqui a coisa é feia os residuos e detritos são jogados no nosso Velho Chico que por sua vez vem sofrendo ao longo dos anos, além disso tudo o \"aguaceiro\" na Rua, uma verdadeira imundice, cadê o Promotor e o IBAMA?

  • denunciar Denunciar diogo camaroes em 22/02/2011 15:41

    cabueta . porq vc msm nao vem fiscalizar tou li esperando......

  • denunciar Denunciar Natural da Praia do Peba em 22/02/2011 16:43

    O que vale mesmo é o dinheiro na cara desses desfarçados defensores da natureza! Vejam a Praia do Gunga, que deveria ser PRAIA DO POVO é uma praia particular. Onde já se viu praia particular? que todos sabemos, as praias são de todos e não fonte de rendas prá alguns. Vejam outro exemplo: o Condomínio Laguna, ali o IBAMA não viu o que fizeram com o manguezal! simplesmente os ricassos proprietários compraram os IBAMEIROS e a boca foi calada...

  • denunciar Denunciar Natural da Praia do Peba em 22/02/2011 16:49

    ... continuando... No nosso querido Peba, não se pode nem consertar um alpendre que a maré tende a derrubar, tem que esperar a casa cair por cima de que não tem prá onde se mudar. Meus caros, quando vocês chegaram aqui, a gente já existia há muito tempo. Quem tem que sair são vocês! O Peba é nosso! Queria ver esses caras do IBAMA enfrentando os madereiros armados na Região Amazônica. É o meu desabafo!

  • denunciar Denunciar santos em 22/02/2011 18:04

    Aqui em Feliz Deserto a usina coruripe acabou com toda a fauna e a flora atlantica só pra plantar coqueiro e cadê o ibama.

  • denunciar Denunciar Manuel em 23/02/2011 22:02

    O Ibama só serve para atrapalhar. Destruir e fechar o que já está feito e causar mais desemprego é fácil. Fazer alguma coisa útil para a população, NADA.