Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 18/04/2022 17:42

Apresentada as primeiras candidaturas para eleição indireta a governador de Alagoas

Roberto Lopes/Aquiacontece
Apresentada as primeiras candidaturas para eleição indireta a governador de Alagoas
O pleito está marcado para o dia 2 de maio

Foi protocolada no final da manhã desta segunda-feira (18/04), na Assembleia Legislativa de Alagoas a primeira candidatura para eleição indireta que o Parlamento realizará no dia 02 de maio para governador e vice do Estado de Alagoas. O bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes apresentou sua candidatura para o cargo de govenador do Estado. Anexadas à inscrição, foram apresentadas as certidões solicitadas no edital de convocação publicado no último dia 08 de abril.

Segunda candidatura 

O protocolo da Casa registrou na tarde desta segunda-feira, 18, a candidatura do deputado Cabo Bebeto (PL), a governador do Estado. O parlamentar anexou ao requerimento as certidões e documentos exigidos no edital de convocação, lançado no dia 2 deste mês. Com esta, são duas as inscrições realizadas até o momento, cujo prazo se encerra às 10h do dia 22 próximo. 

Terceira candidatura

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) oficializa nesta terça-feira (19/4), às 10h00, sua candidatura a governador de Alagoas, nas eleições indiretas que serão realizadas pela Assembleia Legislativa no dia 2 de maio. O registro será entregue no Protocolo na ALE.

Outras Candidaturas

Existe a expectativa que outros nomes ainda possam se candidatem, a exemplo dos deputados Davi Maia (União Brasil) e Antonio Albuquerque (Republicanos). Até o presente momento não há registro de candidaturas a vice-governador tampão, que será escolhido em votação separada.

Eleições

As eleições indiretas para governador e vice-governador foram convocadas por meio do Edital publicado pelo Legislativo. O cargos ficaram vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, no último dia 2, e de seu vice, Luciano Barbosa, que ao tomar posse como prefeito de Arapiraca, em 2021. Renan Filho se desincompatibilizou para poder ser candidato ao Senado nas eleições de outubro.

O artigo 104 da Constituição do Estado de Alagoas prevê, no parágrafo 3º, que em casos de dupla vacância nos últimos dois anos do mandato, a eleição será feita pela Assembleia Legislativa, como também prevê a Constituição Federal em caso de vacância do presidente e vice-presidente da República.

A eleição ocorrerá mediante voto nominal e aberto, e em escrutínios distintos: o primeiro, para o cargo de governador, e o outro para vice-governador, exigida maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados. 

Comentários comentar agora ❯