Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 17/11/2019 08:38

Aprovado projeto que cria a Semana Nacional de Luta e Conscientização sobre a depressão

ans.gov.br
Aprovado projeto que cria a Semana Nacional de Luta e Conscientização sobre a depressão
A depressão será a doença mais comum do mundo em 2030

Dados revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 450 milhões de pessoas em todo mundo sofrem da doença e que a depressão será a doença mais comum do mundo em 2030, afetando mais pessoas que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Neste sentido a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, projeto de lei, de autoria do ex-deputado Paulo Foletto que institui a “Semana Nacional de Luta e Conscientização sobre a depressão”, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de Outubro, dia em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental.

A Semana terá os seguintes objetivos: promover debates, palestras e outros eventos com especialistas que esclareçam sobre os tipos de depressão catalogados, diagnósticos e formas de tratamentos existentes; estimular a criação e divulgação de políticas públicas que auxiliem a população, especialmente a de baixa renda, na busca por acompanhamento especializado; e difundir os avanços obtidos pela ciência na busca por tratamentomais eficaz.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta devem seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário. O autor da matéria explica que o presente projeto de lei tem por finalidade chamar a atenção de todos e debater de forma mais clara a depressão, doença que é conhecida por muitos profissionais da área psiquiátrica como “o mal do século 21”.

“A depressão é uma doença que pode se manifestar de várias maneiras, e não escolhe raça, classe social ou econômica, e muitas vezes têm seus sintomas confundidos com o de outros males de menor potencial. Por isso, salientamos ser de fundamental importância o esclarecimento da população acerca dos males causados pela depressão”, explica Paulo Foletto.
 

Comentários comentar agora ❯