Roberto Lopes

Roberto Lopes

Formado em Letras, Jornalismo com pós-graduação em Comunicação Empresarial e Advogado

Postado em 06/09/2011 13:43

Maceió será sede da II Conferência Metropolitana de Políticas Públicas para LGBT

A capital alagoana será sede da II Conferência Metropolitana de Políticas Públicas para LGBT. Com o tema “Por um país livre de pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”, o evento será realizado nos dias 12 e 13 deste mês, no auditório da Casa da Indústria e reunirá representantes dos municípios de Maceió, Paripueira, Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Messias, Barra de Santo Antônio, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Barra de São Miguel.

A II Conferência Metropolitana de Políticas LGBT que será realizada em Maceió, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e da Proteção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CNCD/LGBT e convocada pela presidenta Dilma Rousseff, em 18 de maio de 2011.

A abertura do congresso – promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió, juntamente com as secretarias municipais de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), Assistência Social, Saúde e Comunicação – terá a presença da ministra chefa da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, que fará a palestra inicial às 20h, abordando o tema do evento.
No mesmo dia, haverá o lançamento da campanha Mães da Igualdade – uma campanha nacional que vem reunindo grupos de mães que lutam pelos direitos dos seus filhos e filhas LGBT.

No dia 13, os trabalhos serão iniciados às 8h, com painéis simultâneos e grupos de trabalhos. O primeiro deles terá como tema: “Políticas públicas e população LGBT: conjuntura e diretrizes para promover a interface entre educação e cultura”. O debate terá a participação do secretário-adjunto da Semed/Maceió, Marcelo Nascimento; do coordenador do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, Pedro Nascimento e da ativista do movimento lésbico/Grupo Dandara, Maria Santos. A coordenação do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Sexual, Juliano Brito.

O segundo tema de debate será: “Promoção da Saúde: avaliação e diretrizes para acolher a diversidade LGBT”. O debate terá a participação da conselheira nacional da políticas para a população LGBT e militante da Liga Brasileira de Lésbicas, Léo Ribas; da representante da Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas, Cris de Madri e da psicóloga Sandra Gomes. A coordenação ficará a cargo da ativista lésbicas e assistente social, Ana Pereira.

O terceiro tema será: “Justiça e Segurança Pública: caminhos para garantir a cidadania LGBT”. O debate terá a participação da juíza da Vara Cível da Família, Ana Florinda; do presidente do Grupo Gay de Maceió, Tanino da Silva e da presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AL, Emanoella Remigio. A coordenação ficará com a cientista política e representante do Núcleo de Diversidade Sexual na Escola, Ana Claudia Laurindo.

O quarto e último grupo de trabalho terá como tema: “Assistência e Prevenção Social: população LGBT em foco”. O debate contará com a participação do secretário municipal de Assistência Social de Maceió, Francisco Araújo; da representante da Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas, Érica Fayson e da consultora do Ministério da Saúde, Genilda Leão. A coordenação do grupo ficará com o representante do Conselho Regional de Psicologia, Ubiratânia Amorim.

Após os debates dos quatro temas, haverá uma plenária de sistematização e discussão, além da eleição para delegados/as para a II Conferência Estadual LGBT.
 

Comentários comentar agora ❯