Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 26/11/2021 10:33

Covid: Variante com alta transmissibilidade em jovens é detectada e deixa a OMS em alerta mundial

Google
Covid: Variante com alta transmissibilidade em jovens é detectada e deixa a OMS em alerta mundial
Nova variante apresenta maior transmissibilidade em jovens.

Foi detectado na África do Sul nesta quinta-feira (25), uma nova cepa de Covid-19, essa variante foi batizada de B.1.529, tem disseminação extremamente rápida. Ela apresenta em sua composição molecular uma “constelação muito incomum” de mutações, que podem facilmente escapar da resposta imunológica do corpo e torná-la mais transmissível, afirmam os profissionais da saúde, preocupados com essa descoberta. Em nota divulgada a Organização Mundial de Saúde, os cientistas afirmam que essa variante tem pelo menos 10 mutações, em comparação com a Delta ou três para a Beta, até o momento a sua transmissibilidade se deu mais entre os jovens.

O país registrou 77 casos positivos após o sequenciamento genômico, a nova variante foi detectada em Botsuana e Hong Kong, em viajantes da África do Sul. Essa descoberta traz uma grande preocupação em particular quando o assunto é a imunização, isto porque as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China. Por outro lado, é importante destacar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.

Quando esse vírus faz o primeiro contato com as células do nosso corpo, esta variante tem dez mutações, em comparação com as apenas duas da variante delta, esse nível de mutação provavelmente veio de um único paciente que não consegue combater o vírus. “Nos preocupa que esse vírus possa ter maior capacidade de se espalhar de pessoas para pessoa, mas também que seja capaz de contornar peças do sistema imunológico”, afirma o professor Richard Lessells, da Universidade de KwaZulu- Natal na África do Sul. Em estado de alerta, muitos países já fecharam seus espaços aéreos, como medição de controle para não haver uma nova onda mundial.

 

Comentários comentar agora ❯

  • MARCONES Hora de nem ter as festividades do Bom Jesus com banda em show presencial. Tem que ser mantido somente o religioso.