Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 10/10/2021 15:25

Novo Ensino Médio começa a valer em 2022

Google
Novo Ensino Médio começa a valer em 2022
Mudanças começam a valer no inicio de 2022 em todo Brasil.

A partir de 2022, as escolas públicas e privadas deverão implementar mudanças no 1º ano dessa etapa de ensino. As mudanças começam pela carga horária, que sobe de 4 para 5 horas diárias. As principais mudanças serão: envolvimento das disciplinas para uma abordagem única, cada estudante poderá montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas nas quais se aprofundará, as escolas oferecem um “projeto de vida”, ajudando aos alunos em suas aspirações e nenhuma disciplina irá sumir do currículo seguindo as regras da BNCC.

 As mudanças foram regulamentadas por uma lei aprovada em 2017, oferecendo às redes de ensino o total de 4 anos para se preparar até a estreia, marcada para o início do ano de 2022. Em Alagoas uma parte dos alunos do 1º ano do ensino médio já poderá escolher em quais áreas vai estudar, oferecendo assim uma melhor escolha para apresentação de um rendimento positivo nos estudos. Especialistas alertam para as disparidades no investimento realizado pelos estados na preparação dos professores para essa nova forma de ensino.

É lembrado também a qualidade do ensino à distância durante a pandemia que varia muito de estado para estado, o que faz ter impacto diferente no conhecimento adquirido pelos alunos. “É algo preocupante em termos de desigualdade”, afirma Lucas Fernandes Hoogerbrugge, líder de relações governamentais do Todos Pela Educação. Apenas em setembro deste ano, o Ministérios da Educação lançou o programa Itinerários Formativos, para dar apoio financeiro às escolas.

 

Comentários comentar agora ❯