Blog da Juventude

Blog da Juventude

Por Willian Nelson

Postado em 02/11/2021 22:04

Nova conexão 5G promete revolucionar o mundo de Telecomunicações

Google
Nova conexão 5G  promete revolucionar o mundo de Telecomunicações
O 5G promete conexão de até 10 Gbps.

Nesta semana, mais precisamente nesta quinta-feira (4), será realizado o leilão do tão famoso 5G, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa tecnologia promete uma grande revolução no meio das telecomunicações, sendo vista como a conexão com velocidade ultra rápida, trazendo avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar diversos objetos à internet ao mesmo tempo.

Com a chegada do 5G, uma evolução da conexão atual de 4G, traz uma promessa na forma de velocidade na navegação da rede, bem como na velocidade para baixar arquivos e enviar. Permitirá conexão com a internet ao mesmo tempo em celular, carro, semáforo e relógio. Havendo então uma melhor conexão entre esses diferentes dispositivos com a rede mundial de computadores. No Brasil a velocidade média do 4G é de 17,1 Mbps (megabits por segundo), dado divulgado em relatório da consultoria OpenSignal de maio de 2021.

A velocidade do 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps, uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G, existente em todo território nacional. Este avanço terá como marco maior a baixa latência, ou seja, um tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, aquele conhecido “delay”, que muito acontece em diversas ligações em vídeo, isso é visto quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.
 

Comentários comentar agora ❯